como-escolher-um-profissional-de-contabilidade-ideal-para-seu-negocio

Como escolher um profissional de Contabilidade ideal para seu negócio?

Na busca pelo lucro, muitas vezes os empreendedores acabam optando por abrir mão do profissional de contabilidade. Porém, julgando serem capazes, eles próprios, de exercer a função burocrática da empresa, cometem um erro grave.

A presença de um contador faz toda a diferença dentro de qualquer empreendimento. Este profissional é útil não somente para lidar com impostos e folhas de pagamento com maior eficiência, mas também para agir como consultor de investimentos, algo que pode alterar significativamente os rumos de qualquer organização.

Sendo assim, por que abrir mão de um profissional tão importante? Não faz sentido, não é? Ainda mais com as novas opções que estão surgindo no mercado. Então confira as melhores dicas sobre como escolher o profissional de contabilidade ideal para seu negócio:

Os dois elementos fundamentais: ética e competência

Agora que você já sabe por que é imprescindível ter profissionais de contabilidade em sua equipe, deve estar se perguntando: quais são as características que minha empresa precisa considerar ao procurar um contador?

Basicamente, podemos falar de dois elementos principais: ética e competência técnica. Quando você encontra profissionais capazes de aliar as duas coisas de maneira útil para sua empresa, muito possivelmente encontrará uma boa relação custo-benefício.

A importância de um contador comprometido

Sem ética, nenhum profissional será útil ao seu empreendimento. É preciso que o contador seja confiável a ponto de analisar os processos e explicar, para você e sua equipe, o que pode ser feito dentro dos limites da lei.

Evite profissionais que se julguem muito espertos, acostumados a oferecer soluções por meio de brechas na legislação. Isso é um sinal ruim, pois se ele age dessa forma para beneficiar sua empresa, também poderá te prejudicar se parecer conveniente.

Lembre-se: por mais que essas ações pareçam te ajudar a curto prazo, problemas futuros podem gerar prejuízos enormes.

Como avaliar a ética do contador

Existem maneiras de você averiguar se o profissional (ou equipe) que está pensando em contratar atende aos requisitos de confiança. Entre elas:

Registros

Se o contador não possui registro, você deve desconfiar. Exigir uma formação também é importante, pois, dependendo de onde ele diz que estudou, você já pode procurar por referências. Converse com ele sobre seus conhecimentos e, caso não fique satisfeito, confira se sua formação de fato aconteceu junto à instituição de ensino.

Com o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), é possível checar a genuinidade do registro dos escritórios. Já o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), oferece o status do cadastro de cada profissional na entidade. Não deixe de conferir esses dados antes de assinar com quem quer que seja.

Antigos clientes

Quando você conhece os trabalhos anteriores do profissional, naturalmente cria uma impressão a respeito dele. Isso é importante, pois se as referências não forem as mais positivas, você terá bons motivos para procurar por outro profissional antes mesmo de fechar negócio e correr o risco de perder dinheiro.

Caso você esteja interessado em serviços online, pode fazer uma busca pelos antecedentes da empresa nas redes sociais e por meio dos mecanismos de pesquisa.

Por isso, converse com as pessoas, pesquise, vá atrás de avaliações. Informação nunca é demais.

Personalidade

Você precisará construir uma relação de confiança com o seu contador. Sendo assim, será bem complicado trabalhar ao lado dele se houver algum tipo de incompatibilidade entre vocês, certo?

Nesse caso, nada melhor do que analisar bem o perfil do profissional, evitando ter de se relacionar com pessoas que fazem você se sentir desconfortável.

Os benefícios de um especialista para a sua empresa

A competência técnica é tão importante quanto a ética. Quando você encontra um profissional sério, isso não significa que ele necessariamente terá condições de ajudar sua empresa, pois negócios diferentes precisam ser analisados de maneiras diferentes.

No dia a dia, o contador terá que trabalhar com muitos processos. Entre eles, o preenchimento e arquivamento de documentos da empresa, a adequação da sua empresa às leis fiscais, a preparação de declarações periódicas, a atualização do registro da empresa e diversos outros.

Por isso, caso o seu empreendimento exija um alto nível de conhecimento, ou caso ele tenha suas características específicas de tributação, o ideal é ter à sua disposição profissionais com conhecimentos específicos e compatíveis com que você precisa.

Como avaliar a competência técnica do contador

Área de atuação

Se sua empresa está enquadrada no Simples Nacional, e você procurar por escritórios que costumam trabalhar para clientes adeptos do Lucro Real, certamente haverá uma incompatibilidade que poderá prejudicar os negócios, ou, no mínimo, atrasá-los.

Esse é somente um exemplo de como mesmo dentro da área da contabilidade existem profissionais com perfis diferentes, adaptados a diferentes tipos de negócio.

Assim, procure por alguém (ou uma equipe) que tenha histórico de atuação no ramo em que a sua empresa atua. Dessa forma, as chances de contratar alguém com conhecimento específico na área são maiores, além de poder contar com uma assessoria qualificada na hora de pensar em novos investimentos.

Disponibilidade

O atendimento é essencial para qualquer boa empresa, e isso se aplica ao ramo da contabilidade também. Portanto, procure saber, junto a antigos clientes e consultando a própria equipe, como é o atendimento desse escritório que você almeja ter como colaborador. Esse tipo de ação costuma ser um diferencial importante para evitar problemas entre clientes e contadores.

Valores

É fundamental contar com profissionais qualificados em sua empresa, entretanto, não é por isso que você tem que pagar preços exorbitantes pelo serviço.

Novas empresas podem oferecer opções econômicas com resultados eficientes.

Uma dica são os serviços online que se diferenciam no mercado justamente por apresentarem alternativas de qualidade com excelente custo-benefício.

Formação

Saber onde o contador estudou, se fez cursos de aperfeiçoamento e o que pensa sobre a profissão também é importante para conferir se existe compatibilidade do profissional com seus interesses ou não.

Como contratar um profissional de contabilidade para a sua empresa

Lidar com questões como leis, impostos e toda a burocracia de uma empresa exige esforços que, definitivamente, não podem ser tidos como simples. Nada melhor, portanto, do que atribuir essas tarefas a profissionais especializados.

Quando você contrata um contador, obtém benefícios que vão desde a otimização de tempo, uma vez que não precisará mais se preocupar tanto com a parte burocrática do negócio, até o aperfeiçoamento do trabalho, algo que pode gerar economia e fazer sua empresa crescer com uma gestão mais eficiente.

A ContSimples pode te ajudar nesse processo e em muitas outras necessidades. Entre em contato conosco e saiba mais!


Comentários:

×