|

O planejamento estratégico é um plano de longo prazo para uma empresa, geralmente visando objetivos para os próximos 3 a 5 anos. Nele, além das metas às quais o negócio deve atingir, é detalhado o que e como será feito para que sejam alcançadas.

Em suma, é uma avaliação do presente com uma previsão do futuro, passando pelo caminho a ser percorrido para chegar lá da maneira esperada. E por tamanha importância, junto à complexidade envolvida, requer muito cuidado e análise no momento da realização.

Então, acompanhe-nos para entender mais sobre o assunto e saber como fazer o planejamento da sua empresa.

[rock-convert-cta id=”7614″]

O que compõe o planejamento estratégico

De forma geral, tudo o que diz respeito à identidade de negócio da empresa, a estratégias e ações e a objetivos é compreendido pelo planejamento estratégico, sendo cada tópico detalhado dentro de sua seção específica.

Por exemplo, alguns pontos são:

Qual a importância do planejamento estratégico

O responsável pela gestão de uma microempresa naturalmente tem objetivos para ela no longo prazo, mas precisa tê-los documentados e ter um plano traçado, detalhado e específico para atingi-los, passando por diferentes etapas do caminho até eles.

É justamente para isso que o planejamento serve: ajudar no alcance dos objetivos com um plano de ação adequado e oficialmente estabelecido, que pode ser consultado, compartilhado e revisado periodicamente. Ademais, os indicadores do planejamento ajudam a guiar as ações e medir a eficiência delas.

4 dicas para seu planejamento estratégico

1. Identificar oportunidades

Oportunidades existentes no mercado precisam ser aproveitadas. Portanto, devem constar no planejamento, e não apenas para registro. Isso deve ocorrer porque estratégias e ações devem ser desenvolvidas para aproveitá-las, assim como indicadores precisam ser estabelecidos para acompanhar a eficiência dos meios utilizados para aproveitar as oportunidades identificadas.

2. Estabelecer apenas indicadores relevantes

Uma série de indicadores podem ser estabelecidos para acompanhar cada ação do planejamento, mas acompanhar todos os possíveis é contraproducente e ineficaz.

Por isso, apenas os mais relevantes, que possam levar à outras ações, correções e melhorias, devem ser elencados e acompanhados.

3. Estar aberto a mudanças

Antes e durante a execução do planejamento podem ocorrer erros como:

Por isso, para fazer correções e mudanças e conseguir chegar às metas estipuladas, o responsável pelo negócio tem de estar aberto a mudar seu planejamento.

4. Definir missão, visão e valores

Alguns empreendedores tratam essas características como coisas abstratas ou somente textos bonitos para colocar em uma página institucional do site, mas na verdade são critérios objetivos e ajudam no direcionamento do planejamento.

A missão é o propósito da empresa, para que foi criada e para oferecer qual proposta de valor. A visão tem a ver com seu longo prazo, como quais objetivos quer alcançar, em que status deseja chegar e que legado está construindo. Por último, os valores são as suas virtudes fundamentais, que ajudam a concluir a missão e chegar ao ponto futuro da visão.

Aliás, um dos objetivos da visão do seu planejamento estratégico pode ser que sua microempresa chegue ao patamar de uma empresa de pequeno porte. Mas você sabe a diferença entre elas? Agora, saiba o que diferencia os portes micro e pequeno antes de fazer sua empresa crescer.

[rock-convert-cta id=”7614″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?