|

O planejamento anual do negócio é um momento muito importante para qualquer empresa, visto que é o momento em que decisões são tomadas em relação ao seu futuro. Por esse motivo, incluir a contabilidade nesse processo é essencial para que o sucesso esteja ainda mais perto.

O fato é que trabalhar com uma perspectiva anual para o planejamento contábil traz muitas vantagens para qualquer negócio. Dentre elas, destacamos a criação de procedimentos padrão para emissão de notas fiscais, auxílio na definição dos processos de entrada e saída de produtos no estoque, além de definir os detalhes dos lançamentos de pagamentos e recebimentos efetuados pela empresa, dentre algumas outras.

Por isso, preparamos este post com um passo a passo rápido a fim de mostrar como realizar um planejamento contábil eficiente, tendo como objetivo incluí-lo no planejamento anual do negócio. Confira!

[rock-convert-cta id=”7614″]

Comece criando metas

O primeiro passo é começando por algo bem básico: a criação de metas. Saiba que, independentemente de ser uma atividade financeira ou não, para ter sucesso, é preciso saber onde se quer chegar.

Tendo em vista esse desafio, é necessário criar metas de curto, médio e longo prazo. Lembre-se de que elas devem estar ligadas aos objetivos da empresa, a fim de guiar bem esse processo.

Organize os documentos

Outra tarefa essencial para qualquer empresa é a organização de documentos. Quando analisamos o cenário financeiro, isso demonstra ser ainda mais necessário, principalmente quando envolve lidar com informações bancárias, bem como a análise de contas.

Por esse motivo, é preciso organizar toda a documentação financeira para que seja encontrada com muito mais facilidade. Dessa maneira, ganha-se agilidade nos processos, bem como uma maior eficiência na sua tomada de decisão.

Tenha um controle das contas

Outra ação importante é manter sempre um controle minucioso de todas as contas da empresa, independentemente de representarem entradas ou saídas do caixa. Pode parecer pouca coisa, mas, com esse controle, é possível prever gastos futuros e também evitar prejuízos.

Estamos falando de débitos com fornecedores ou dívidas bancárias, algo que pode prejudicar não só a vida financeira do negócio, mas também a sua imagem em relação ao mercado.

Crie um calendário de tributos

Outra maneira de incluir a contabilidade no planejamento anual do negócio é criando um calendário dos tributos que devem ser cumpridos ao longo do ano. Além disso, é importante ser transparente e disponibilizar esses recursos para que todos os colaboradores possam ter acesso.

Nesse sentido, crie esse calendário no formato que mais se adeque à cultura da empresa. Pode ser algo impresso, on-line, em formato de agenda, dentre outras possibilidades. O importante é que seja fácil de ser cumprido, bem como esteja sempre à disposição para as pessoas que querem consultá-lo.

Implante a cultura de registro de atividades

Outro hábito importante no mundo da contabilidade é o registro de atividades. Pode parecer apenas uma preocupação a mais, mas é importante para não perder o controle das atividades, bem como entender como está a produtividade de cada colaborador.

Com isso, será possível planejar as atividades ao longo do ano, bem como entender o que será necessário priorizar, além de saber qual será o número de funcionários ideal levando em conta os objetivos da área.

Meça os resultados

Por fim, a nossa última dica é relacionada a medir os resultados de cada ação. A orientação aqui é criar métricas para monitorar tudo o que for importante, tanto no longo prazo quanto no curto prazo.

Fazendo isso, será possível implantar melhorias nos processos, bem como trilhar um caminho em busca de estar mais próximo dos objetivos da empresa.

Deu para perceber que a empresa que implanta a contabilidade em seu planejamento anual só tem a ganhar, certo? Então, não deixe de implantar essa ação quando chegar esse momento.

Quer saber como podemos ajudá-lo com isso? Então, entre em contato conosco!

[rock-convert-cta id=”7614″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?