|

Graças ao avanço da tecnologia, diversas atividades começaram a serem feitas por meio da internet. Entre elas, podemos citar a troca de informações privadas, como dados financeiros em uma compra. O certificado digital foi criado para garantir a segurança e veracidade de tais informações.

Em um ambiente virtual, em que obviamente não existe interação física, é fácil que um indivíduo alegue ser outra pessoa. Os certificados digitais, porém, garantem a identidade de seu usuário, impedindo que pessoas sem acesso a eles atuem em seu nome.

Tal funcionalidade torna a tecnologia fundamental para o combate de fraudes. Além disso, diversos processos legais, como a emissão de notas fiscais eletrônicas, só podem ser realizados fazendo uso dela.

Gostaria de entender melhor o tema? Continue a leitura e descubra a importância dos certificados digitais, bem como os riscos que sua empresa corre por não fazer uso deles.

Afinal, o que é um certificado digital?

Um certificado digital nada mais é do que um arquivo eletrônico programado com diversas informações a respeito da empresa. Por contar com tais características, ele pode ser considerado a identidade digital do negócio.

A veracidade dessa identidade é atestada por meio de duas chaves criptografadas que ela tem, uma pública e uma privada.

Chave privada

A chave privada é de uso pessoal da empresa, de modo que terceiros não conseguem usá-la. Ela é responsável por gerar uma série de códigos sempre que um novo certificado é criado.

Chave pública

A chave pública, por sua vez, é um código que permite ao receptor dos arquivos acessar as informações geradas pela chave privada e, assim, atestar sua veracidade. Ela não tem a capacidade de criar certificados ou de alterar aqueles gerados pela outra chave.

Quais tipos de certificados digitais existem?

Se levarmos em consideração que existem diversos tipos de empresa, é fácil presumir que uma única solução não seria capaz de atender as demandas de todas elas. Por esse motivo, existe uma variedade de certificados digitais. Cabe à gestão identificar o mais adequado para ela.

Duas categorias de certificados, porém, são mais utilizadas.

e-CNPJ

O e-CNPJ nada mais é do que uma versão digital do CNPJ, que faz uso de chaves criptografadas para atestar suas informações. Ele é fundamental para a emissão de notas fiscais eletrônicas e para o acesso ao Sped.

e-CPF

Assim como o e-CNPJ, o e-CPF é um arquivo digital que faz uso das chaves criptografadas para garantir a veracidade de seus dados. Ele é exigido para a validação de muitos procedimentos relacionados ao Sped fiscal, atestando a identidade da pessoa responsável por prestar as informações à receita.

Quais os riscos de não contar com certificados digitais?

Uma vez que o objetivo do certificado digital é garantir a operação no meio virtual, deixá-lo de lado acarreta uma série de riscos. A seguir, citamos os principais.

Identidade Falsa

Sem os certificados digitais, que fazem uso das chaves criptografadas para atestar a identidade do usuário, é possível que pessoas mal-intencionadas se passem pela empresa, o que pode gerar uma série de problemas e prejuízos.

Vazamento de informações

Os certificados também são responsáveis por identificar a pessoa que está lidando com os dados da empresa, o que permite saber exatamente quem tem acesso a eles.

Sem essa funcionalidade, o controle é mais difícil, o que eleva o risco de que informações estratégicas vazem.

Problemas com a receita

Por fim, a utilização de certificados digitais é uma exigência legal para a emissão de notas fiscais eletrônicas e, segundo a lei, diversos grupos de empresa precisam fazer uso deles para ter acesso ao Sped.

Por esse motivo, ao deixar de fazer uso do certificado digital, a empresa está cometendo uma infração e pode ser sancionada por isso. Penalidades, como o pagamento de multas, podem ser aplicadas.

Sua empresa já conta com um certificado digital? Qual tipo ela utiliza? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?