Veja como a contabilidade é eficiente na captação de recursos para uma empresa

Além de tratar das movimentações financeiras do negócio, a contabilidade também é importante para o crescimento de um negócio, influenciando e estruturando a tomada de decisão. Ela também é fundamental no momento em que o negócio realiza uma captação de recursos.

Com esses valores oferecidos pelos investidores o negócio pode crescer e se fortalecer no mercado, mas para isso é preciso convencê-los a investir. Pensando nisso, veja como a contabilidade pode ser eficiente nesse momento de captação!

O que são os recursos para uma empresa?

Dentro da realidade empresarial, os recursos incluem tudo aquilo que permite que o negócio atinja seus objetivos, de um jeito ou outro. Os bens materiais dizem respeito aos ativos tangíveis do negócio, como propriedades, maquinário, entre outros. Eles permitem a execução de processos, fisicamente falando, e o funcionamento da empresa.

Por sua vez, os recursos humanos consistem nas pessoas que estão no negócio. Colaboradores de todos os setores e níveis fazem parte desse grupo e são eles, principalmente, os responsáveis por utilizar os demais recursos.

Já o patrimônio financeiro está entre os mais importantes. Ele corresponde ao dinheiro que o negócio dispõe para fazer investimentos, além de melhorias para se manter no mercado. Dinheiro em caixa, capital de giro, recebimentos dos clientes e de investimentos são exemplos de recursos financeiros importantes para o negócio.

Como funciona a captação de recursos?

Quando se fala em captação de recursos, normalmente, isso diz respeito ao o levantamento de dinheiro para que o negócio possa realizar diversos projetos considerados necessários para a sua atuação.

Em geral, a captação é subsidiada por investidores, que oferecem o dinheiro em troca de uma rentabilidade em determinado período de tempo. Para conseguir realizar a captação é preciso convencer os investidores de que a proposta apresentada realmente pode ser benéfica para os objetivos de investimento.

Como a contabilidade pode ajudar nessa captação de recursos?

Por mais que todo investimento possua riscos, os investidores que oferecem recursos para as empresas exigem o mínimo de segurança. Se não tiverem a confiança de que o negócio pode gerar lucros e, com isso, rendimentos para o investidor, o fornecimento de recursos não acontece. Nesse sentido, a contabilidade pode ajudar em diversos aspectos, tais como:

Demonstra a estruturação de negócio

Quando uma empresa possui um setor de contabilidade preparado e adequado, ela passa uma imagem mais profissional. O fato de ter governança sobre todas as movimentações financeiras aumenta a confiança de investidores no negócio e demonstra que o empreendimento está mais preparado para encarar e vencer os desafios do mercado.

Por outro lado, a falta de contabilidade fica nítida durante uma captação de recursos. Sem informações concretas e relevantes para apresentar, o negócio perde atratividade para os investidores.

Apoio na tomada de decisão dos investidores

A contabilidade também serve para apoiar e estimular a tomada de decisão dos investidores. Uma demonstração de resultado do exercício (DRE), por exemplo, mostra se o negócio é ou não lucrativo, além de abrir sua estrutura de custos para uma avaliação mais adequada.

As notas explicativas servem para indicar os resultados de projetos passados. Com isso, os investidores podem reconhecer a importância do projeto apresentado no momento e também as chances de ele dar certo e gerar benefícios.

Garantia de transparência dos resultados

Não é incomum ver empresas que apresentam dados e resultados para investidores, mas que são números nebulosos e, por vezes, desacreditados. Na dúvida, a maioria dos investidores decidirá não realizar o investimento.

Uma boa contabilidade, por outro lado, é capaz de apresentar dados incontestáveis, aumentando a transparência de todo o processo. Se ela estiver associada a auditorias de resultados, fica ainda mais fácil garantir o interesse de quem investe.

Melhora na administração de recursos

Ter uma gestão responsável é especialmente importante na hora de captar recursos. Afinal, os investidores querem que o dinheiro oferecido seja usado sabiamente para gerar lucros e mais rentabilidade.

Com isso, ao demonstrar responsabilidade na administração de recursos há mais chances dessas pessoas se interessarem. A contabilidade, por sua vez, aumenta o nível de governança financeira de um negócio, já que registra todas as movimentações de maneira adequada. Isso cria um processo de gestão mais eficiente, mais um atrativo para a captação de recursos.

Favorece a adaptação do negócio

O mercado está em constante transformação e os investidores sabem disso. Um negócio que hoje é relevante pode ver as vendas caírem de maneira preocupante se houver alguma mudança mais impactante no mercado. Porém, essa situação só se concretiza se ele não for capaz de se adaptar às novas condições.

Sendo assim, investidores normalmente buscam empresas que sejam capazes de se adaptarem à nova realidade. A contabilidade entra nessa questão, porque a oferta de informações permite que o negócio se planeje adequadamente e consiga absorver os impactos das mudanças em geral. Assim, os investidores sabem que mesmo que ocorram mudanças, o negócio está mais preparado para encará-las.

Ajuda no planejamento do negócio

Além de apresentar resultados do passado e do presente, em uma captação de recursos também é importante apresentas as projeções do negócio e o planejamento para se chegar até lá.

Nesse sentido, a contabilidade é ainda mais útil, porque ela favorece o planejamento do negócio, de modo que ele se torne mais eficaz e certeiro. Além de isso gerar segurança, os investidores também ficam mais atraídos com os cenários positivos que podem ser considerados. Esse planejamento é crucial ao apresentar argumentos definitivos sobre por que investir na empresa é uma ótima decisão financeira.

O processo de captação de recursos possui muitos detalhes que influenciam diretamente o interesse dos investidores em oferecer recursos. Nesse sentido, a contabilidade é eficiente porque oferece mais transparência, estruturação e segurança, o que ajuda a aumentar as chances de que o negócio vai ser bem-sucedido e gerar a rentabilidade desejada.

Com isso, pode-se dizer que a contabilidade ajuda a convencer os investidores a oferecerem os recursos desejados pela empresa. E para você quais são os seus maiores desafios na hora de captar recursos? Quais as suas maiores dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário!


Comentários:

×