Homem sentado em frente a um notebook

Serviços de contabilidade para advogados: tire já suas dúvidas

O serviço de contabilidade é essencial para todo e qualquer tipo de negócio, independentemente do seu tamanho ou segmento, sendo assim, com serviços advocatícios não poderia ser diferente.

Além de legalizar o seu negócio e mantê-lo sempre em dia com a legislação fiscal, trabalhista e societária, o seu contador também auxiliará na gestão e principalmente, na tomada de decisões importantes para o seu empreendimento.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele você descobrirá o quão importante é esse serviço e como ele pode contribuir para o crescimento da sua empresa. Acompanhe!

As funções da contabilidade para a empresa de advocacia

Algumas pessoas negligenciam o trabalho da contabilidade por não conhecerem as funções que ela exerce. Além das que você pode ver, como as demonstrações, fornecimento de guias de tributos ,etc., ela também realiza trabalhos para as empresas que os proprietários não fazem ideia que existam.

A lista dos serviços de contabilidade é muito grande, mas vamos sintetizar em alguns poucos que os empresários têm mais contato. Continue lendo!

Elaboração do planejamento tributário

O planejamento tributário é uma das etapas mais importantes em uma empresa. Nele são definidas as questões fiscais que serão aplicadas durante todo o ano-calendário. Um erro nessa fase pode acabar com as finanças de uma empresa.

Isso porque, no planejamento, são definidos alguns pontos que interferem diretamente no pagamento dos impostos e, quando ele não é bem-feito, pode fazer com que a sua empresa pague mais tributos do que realmente seria devido.

Apuração de impostos e geração de guias

Ainda sobre as questões tributárias, a contabilidade também é a responsável por emitir as guias de impostos incidentes sobre o seu negócio. O contador é o profissional que tem domínio da Lei fiscal e sabe como aplicar a cada tipo de empresa.

Portanto, ele é o mais indicado para realizar a apuração e emissão das guias. Além disso, esse processo depende do manuseio de sistemas que exigem certo conhecimento técnico, tornando essa tarefa bastante complicada para quem não tem esse tipo de experiência.

Geração de folha de pagamento e tributos trabalhistas

Apesar de os advogados dominarem a legislação trabalhista, as questões relacionadas ao cálculo da folha de pagamento e apuração dos impostos e contribuições dessa parte da empresa são de domínio dos contadores.

Assim como o item anterior, esse trabalho requer certo domínio de diversas ferramentas tecnológicas que os profissionais da contabilidade estão acostumados a manusear. Além disso, a maioria são sistemas pagos necessitam de atualizações frequentes.

Elaboração de ato constitutivo e alterações

Esse também é um trabalho que muitos advogados dominam com maestria, no entanto, a constituição e alteração de empresas requerem alguns procedimentos em órgãos muito comuns para os profissionais da contabilidade, como a Junta Comercial, a Receita Federal, a SEFAZ, entre outros.

Portanto, nada melhor que contar com o apoio de um profissional acostumado com os procedimentos realizados no âmbito administrativo desses órgãos para executar esse tipo de tarefa.

Elaboração de demonstrações contábeis

A elaboração das demonstrações contábeis de uma empresa é uma atividade exclusiva do contador. Os trabalhos que são realizados até chegar a um balanço patrimonial fechado são inúmeros. É impossível para um leigo realizar os procedimentos corretamente e apresentar um demonstrativo preciso e condizente com a realidade do negócio.

Além disso, em alguns tipos de empresas existem as demonstrações contábeis digitais, elaboradas em sistemas altamente complexos e que demandam de conhecimentos técnicos e contábeis.

As demonstrações contábeis de uma empresa são várias. Além do balanço patrimonial, nós temos:

  • Demonstração de Resultados (DR);
  • Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Notas explicativas.

O seu contador também poderá oferecer balancetes analíticos e demais relatórios importantes que poderão servir como base para tomar decisões importantes, como fazer um investimento na empresa ou contratar um crédito.

Distribuição de lucros

Outro serviço contábil essencial para uma empresa de advocacia é a distribuição de lucros, principalmente se você tem ou pretende ter um sócio em seu escritório. Esse trabalho inicia-se com a apuração do lucro após a dedução de todos os custos e despesas ocorridas em um período, trabalho que só pode ser executado de forma correta por um contador.

Feito isso, ele procederá à distribuição desses valores na forma em que está estabelecido no contrato social. No entanto, o trabalho ainda não para por aqui. Ele também deverá realizar o lançamento contábil dessa operação e incluir esses valores, a título de informação, na declaração do imposto de renda de cada um dos sócios.

A contratação de serviço de contabilidade terceirizado

Com todas essas indicações, você já deve ter percebido que os serviços de contabilidade são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Porém, você sabe qual é a melhor forma de contratar esse profissional? É o que vamos discorrer neste tópico.

A terceirização é sempre o melhor caminho. De fato, existem empresas que montam departamentos contábeis e contratam os profissionais, no entanto, isso não pode não ser interessante para o seu negócio.

Vale lembrar que você terá que lidar diretamente com os funcionários do departamento contábil, aumentando o seu envolvimento com essas questões. Além disso, o custo do serviço será consideravelmente maior.

Os serviços terceirizados de contabilidade funcionam de forma excelente. Você poderá obter todas as vantagens que mencionamos neste artigo sem ter que contrair a responsabilidade pela contratação de softwares e funcionários. Além disso, o serviço terceirizado de contabilidade costuma ser muito mais barato que a contabilidade interna.

Ao contratar uma contabilidade terceirizada você pode dedicar 100% do seu tempo à gestão do negócio e principalmente, à execução dos trabalhos relacionados à sua atividade de advogado, sobrando mais tempo para estudar, buscar especializações e captar mais clientes para o seu escritório.

Poderá fazer tudo isso tendo a tranquilidade e a certeza que as obrigações contábeis estão sendo cumpridas e que, quando necessário, poderão ser solicitadas informações contábeis e financeiras ao seu contador.

Com essas dicas você já deve ter percebido que o serviço de contabilidade é essencial para a manutenção e crescimento do seu negócio e que nenhuma empresa poderá prosperar sem a presença de um bom e qualificado profissional contábil.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão saber mais sobre esse assunto tão relevante para o crescimento de um negócio.

Autor Contsimples Fransico

Francisco Melo Jr.

Contador especializado em micro e pequenas empresas com 20 anos de experiência.
Head de Contabilidade da ContSimples, dedica seu tempo a descomplicar a contabilidade e a escalar montanhas por aí.



Comentários: