O que é ERP?

O que é ERP e quais as vantagens para a empresa?

 

Aderir a um sistema de gestão (ERP) é uma solução acessível para você otimizar seu negócio, reduzir custos, equipamentos e mão de obra. Além disso, há o ganho de duas coisas preciosas para quem quer crescer: tempo e produtividade.

Não sabe o que é ERP? Então acompanhe este post e confira as principais vantagens que o software oferece para você organizar o dia a dia da sua empresa.

O que é ERP?

Antes de apresentarmos o software, é importante saber o que ele significa. De forma resumida, entenda que um ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta com o objetivo de facilitar a gestão empresarial com acompanhamento de processos, integração de dados, etapas e procedimentos em um mesmo lugar.

Existem alguns sistemas ERP online, geralmente mais acessíveis e práticos, pois o usuário não precisa instalar programas pesados nos computadores e ainda pode acessar via mobile. Agora que você já sabe o que é ERP, confira as vantagens que o software oferece na prática:

Agilidade operacional

Emitir notas fiscais (NF-e, NFS-e, NFC-e) e boletos por meio de um sistema de gestão online é mais rápido e preciso. Você define as configurações de impostos e o ERP faz o cálculo automaticamente a partir das alíquotas informadas, evitando falhas e divergências. Mais fácil do que se basear em planilhas de papel, não é mesmo?

Um bom sistema de gestão pode emitir NF-e em poucos segundos. Para a primeira emissão, quando precisará cadastrar os dados do cliente, serão necessários cerca de 2 minutos. Já as notas seguintes precisam de apenas 40 segundos.

O ERP também faz importação e exportação de arquivos xml, gera arquivos para SPED EFD PIS/COFINS (contribuições) SPED EFD ICMS/IPI (Fiscal), controle de movimentações financeiras, compras, vendas e estoques. A troca de informações com a assessoria contábil se torna mais dinâmica, de modo que dados de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e balancete se tornam organizados e de fácil acesso.

Padronização de processos

O sistema de gestão oferece padronização de todos os processos da empresa, simplificando o controle das informações, além de reduzir o tempo das atividades e diminuir os erros operacionais. Portanto, o ERP unifica os dados dos setores e automatiza o cotidiano de trabalho, melhorando os fluxos e controles do estoque ao financeiro.

Economia de custos

Independente do tamanho da empresa, o sistema de gestão é um aliado para contribuir com a redução de custos. Com menos processos, é possível reduzir gastos com mão de obra para tarefas muito específicas, sobrando tempo para o gestor focar em ações que fortaleçam o negócio, como marketing e parcerias, por exemplo.

E a agilidade reflete na gestão de estoque, que se torna mais eficiente. Isso porque o gestor consegue extrair informações detalhadas sobre o setor e tem mais tempo para analisa-las, podendo controlar produtos parados e eliminar materiais desnecessários.

ERP ajuda na tomada de decisões

Imagine a praticidade de relatórios que dão respostas na palma da mão, sem a necessidade de vasculhar pastas e consultar diversas pastas. Com um ERP isso é possível, pois o sistema mantém uma série de planilhas e outros arquivos salvos e com alguns cliques você gera relatórios gerenciais eficientes para traçar um panorama do seu negócio.

Contabilidade mais precisa

A exatidão dos relatórios extraídos do ERP, indicando o andamento dos diversos setores da empresa, como estoque e fluxo de caixa, por exemplo, simplifica a atuação do contador. Assim, o profissional tem mais tempo para focar na análise dos dados e otimizar a consultoria a sua empresa.

ERP é peça-chave para omnichannel

O omnichannel, integração das áreas de venda com o propósito de aumentar o fluxo de negócios, tem sido cada vez mais procurado pelos empreendedores do e-commerce. Para isso, o primeiro passo é integrar as áreas da empresa e possibilitar que o seu cliente compre na loja virtual e troque na unidade física, por exemplo.

Nesse processo, o ERP assume um papel fundamental, especialmente se você atua em loja física, virtual e também em marketplaces, pois o sistema controla todas as informações para que você tenha um controle completo da empresa.

E então, agora que você já sabe o que é ERP e como ele é um verdadeiro coringa na administração da empresa, aproveite para otimizar a sua gestão.

Cliente ContSimples tem vantagem para contratar o ERP Bling. Basta utilizar o cupom #contsimples durante o cadastro para ganhar 3 meses grátis em qualquer plano oferecido pelo sistema de gestão e 10% de desconto nas mensalidades futuras.


Comentários:

×