O que é drop shipping

O que é Drop Shipping e quais as vantagens para o e-commerce?

Saber o que é drop shipping é essencial para qualquer empresa que queira ter uma boa presença digital, principalmente as que atuam no segmento e-commerce.

Aliás, essa é uma modalidade que pode se tornar uma ótima alternativa para vender mais pela internet, bastando saber avaliar qual é o seu custo-benefício.

Destacamos que grandes marcas do mercado trabalham dessa maneira, tal como a Amazon, aumentando as suas vendas e ajudando muitos outros negócios a crescer.

Para entender melhor sobre o que estamos falando, continue a leitura deste post. Explicaremos melhor o conceito de drop shipping e todos os seus benefícios.

O que é drop shipping?

O termo drop shipping foi originado com a união das duas palavras que o compõe. Drop significa largar e shipping quer dizer remessa.

O processo do drop shipping consiste em receber pedidos de compra pela internet, por meio do seu e-commerce, e, assim, encaminhar essas solicitações ao fornecedor, para que ele possa enviar diretamente o produto para o cliente.

Esse é um modelo de parceria entre uma empresa com outras, as quais produzem os itens vendidos. Não há a necessidade, portando, de a companhia proprietária do canal de vendas ter acesso ao produto fisicamente, bem como armazená-lo em estoque e realizar a entrega para o cliente.

Resumindo: o papel do e-commerce, nessa modalidade, será apenas de um intermediador entre o cliente e o fornecedor. É importante deixar claro que, nesse tipo de parceria, o lucro para o e-commerce será a diferença entre o preço de venda do produto e o valor cobrado pelo parceiro.

Como funciona o drop shipping?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o drop shipping, vamos explicar, detalhadamente, como ele funciona.

Basicamente, há três etapas ao longo desse processo: compra, ordem de venda e entrega. Conheça-as, a seguir!

Compra

O primeiro passo do processo consiste em um visitante acessar a loja online e se tornar um cliente, ao escolher o produto de sua preferência e concretizar a compra.

Ordem de venda

Após o procedimento inicial, a ordem de venda chegará para a loja, que será a responsável por processar o pedido e confirmar a compra para o cliente. Feito isso, ela deverá também repassar a informação ao fornecedor responsável pelo produto comprado.

Entrega

Agora, é tudo por conta do fornecedor. Ele deverá separar o produto que foi solicitado e enviá-lo diretamente ao cliente.

Simples, não é mesmo?

Quais os benefícios de usar o drop shipping?

Você já deve imaginar que o drop shipping pode proporcionar muitos benefícios para o seu negócio, certo?

Vamos listar, então, algumas dessas vantagens. Confira e atente-se a elas!

Flexibilidade na operação

O primeiro benefício é a flexibilidade na operação da empresa, que hoje é algo muito valorizado em qualquer mercado, independente da sua atuação.

A empresa poderá estar sediada em qualquer lugar, sem a necessidade de uma proximidade física com o estoque dos produtos, uma vez que ele é de responsabilidade do fornecedor.

Desde que a organização tenha uma boa conexão com a internet e facilidade em se comunicar com os seus parceiros e clientes, ela poderá conduzir a operação de venda de onde quiser!

Variedade de produtos

Aumentar, significativamente, a variedade de produtos também é uma vantagem e, ao mesmo tempo, uma possibilidade para os negócios que optam pelo modelo drop shipping.

Sabemos que quanto mais produtos um e-commerce disponibiliza para venda, maiores serão as suas chances de receber mais pedidos de compra.

A lógica é simples: você poderá fazer essa parceria com mais do que um fornecedor, sem a necessidade de comprar os seus itens previamente. Isso ajuda a oferecer mais opções de compra para os seus clientes e com alta disponibilidade, deixando-os muito satisfeitos.

Redução de gastos

O drop shipping também ajuda na redução de gastos, principalmente quando falamos daqueles referentes ao estoque de uma operação e-commerce.

Sabemos que, para manter um estoque rico e organizado, é preciso de um bom investimento, tanto financeiro quanto de tempo. Uma equipe de colaboradores para gerenciá-lo de forma eficiente faz-se necessária.

Com o drop shipping, esse custo praticamente acaba sendo nulo, visto que a empresa não precisará manter um estoque, mas terceirizar essa responsabilidade para os seus parceiros e fornecedores.

Como escolher os fornecedores por meio do drop shipping?

Você já percebeu que esse modelo de venda funciona baseado em parcerias com fornecedores, correto?

A escolha desses associados é algo crucial para que esse o drop shipping possa funcionar da maneira adequada.

Afinal, qualquer falha por parte de um fornecedor poderá queimar a sua marca e abalar a sua reputação. Isso é algo muito valioso na web, que possui a característica de ser um ambiente onde as notícias e informações espalham-se rapidamente.

Antes de firmar qualquer parceria, sugerimos tirar um tempo para realizar pesquisas sobre o fornecedor, verificar a sua reputação no mercado, além de consultar a qualidade do serviço prestado por ele.

Uma boa maneira de se fazer isso é verificar com outras empresas, que também são parceiras do fornecedor em questão.

Existem desvantagens no modelo de drop shipping?

Sabemos que não existe nenhum modelo de vendas que seja perfeito. Por isso há algumas desvantagens no drop shipping. Mas antes de saber quais são, entenda que tudo depende de como você conduz o negócio e das parcerias que você firma.

Ao considerar a utilização do modelo, reflita sobre os seguintes pontos:

  • você não terá o controle total das mercadorias enviadas para os clientes;
  • a margem de lucro poderá ser muito baixa no início;
  • há total dependência da disponibilidade de produtos por parte dos fornecedores;
  • existe a possibilidade de você contratar fornecedores não qualificados.

O drop shipping pode ser uma ferramenta poderosíssima para você alavancar as suas vendas no e-commerce.

Antes de praticar esse modelo, avalie o seu funcionamento, se ele condiz com a sua atual realidade. Adote-o de forma gradual, fazendo testes, até ter plena segurança em expandir a sua operação dessa maneira.

Agora que você já sabe o que é drop shipping, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais recursos para alavancar o seu negócio!

Autor Contsimples Fransico

Francisco Melo Jr.

Contador com 20 anos de experiência Especializado em contabilidade para pequenos negócios, com 20 anos de experiência.
Head de contabilidade da ContSimples, dedica seu tempo a descomplicar  a contábeis e abrir novas  e a escalar montanhas



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