Nutricionista: você sabe como fazer contabilidade?

A atuação do contador é fundamental em qualquer empreendimento. Os profissionais de nutrição que atuam em clínicas especializadas ou por conta própria necessitam de uma boa assessoria contábil para ter um bom crescimento do seu negócio e ainda estar em conformidade com as obrigações tributárias.

Abordaremos aqui, nesse post, as particularidades da contabilidade para os nutricionistas e também discutiremos práticas de gestão financeira que podem fazer com o que o seu trabalho cresça e se profissionalize ainda mais.

E aí, você, nutricionista, sabe como fazer contabilidade? Confira o nosso artigo a seguir para entender mais esse assunto.

Qual enquadramento tributário trabalha o nutricionista?

Para entender um pouco mais, vamos realizar um panorama da legislação nacional. Recentemente, houve alterações no programa do Simples Nacional — regime tributário facilitado e simplificado para o recolhimento de tributos — e, com isso, algumas alterações promovidas na Lei Complementar 147/2014, que incluiu as clínicas de nutrição.

Isso pode parecer um pouco chato e complicado, não é mesmo? Mas vamos simplificar. O que acontece é que havia um lapso na legislação antiga, excluindo profissionais de prestação de serviços desportivos para optar pelo Simples Nacional.

Com isso, muitos nutricionistas ficaram confusos e não puderam recolher os seus tributos de maneira mais simples e diferenciada. Atualmente, um nutricionista tem o direito de enquadrar o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas(CNPJ) como optante pelo Simples. As alterações foram muito benéficas a esses profissionais.

Quais são as questões técnicas envolvidas?

Um nutricionista que queira realizar os seus atendimentos em conformidade com a lei deve ficar atento às exigências do Fisco. Na longa lista de tributos que devem ser pagos, está o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica(IRPJ), que representa mais de 10% do lucro real ou presumido. Você conhece a diferença entre esses dois tributos? Continue a leitura para descobrir!

No lucro presumido, a arrecadação dos impostos é feita com uma tabela pré-fixada, que se refere ao setor de atividade da empresa. Já no lucro real, haverá a dedução de tributos no valor corretamente obtido pela empresa, ou seja, sobre o rendimento real da atividade. Simples, não é mesmo?

Um detalhe que merece atenção diz respeito à necessidade da presença do profissional de nutrição habilitado na clínica. É importante destacar que o cadastro no Conselho Federal de Nutricionistas esteja ativo, assim, a sua clínica pode trabalhar com maior segurança e responsabilidade com os seus clientes.

Diversas questões técnicas devem ser levadas em conta pelo profissional. Da contratação de funcionários ao pagamento dos impostos devidos. Além disso, há a emissão de notas fiscais — um procedimento que gera muitas dúvidas e confusões. Nesse cenário, a atuação do contador é fundamental para que todas essas dúvidas sejam sanadas.

O que diz a lei sobre essa área?

Como dissemos anteriormente, havia uma grande discussão entre as entidades da classe e o Governo Federal acerca desse assunto. O programa do Simples Nacional é muito vantajoso e atrai profissionais que atuam de maneira informal.

Com isso, muitos nutricionistas ficavam em dúvida sobre aderirem ao Microempreendedor Individual (MEI) ou atuar como profissional autônomo, o que gera maior contribuição e alíquotas maiores.

Por isso, é preciso que o nutricionista procure uma assessoria contábil capaz de esclarecer a ele a melhor forma de registrar o seu negócio. Solicitar orientações especializadas é bem melhor do que falhar no seu empreendimento. Afinal, o mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo.

Como fazer contabilidade de maneira eficiente?

Gestão é tudo para qualquer negócio. O que ocorre em muitas empresas é que o profissional tem habilidade e empenho para realizar as suas atividades, mas não consegue ter o mesmo desempenho na administração.

É importante destacar que uma boa organização impacta positivamente em qualquer atividade. Imagine um consultório que possua inúmeros cadastros de clientes em fichas de papel. É bem provável que isso gere uma baita dor de cabeça na hora de realizar buscas e acompanhar mensalmente um dos clientes.

Por isso, é importante a utilização de softwares ERP, que possibilitem a integração de todos os setores da empresa no mesmo programa. Assim, é possível ver os pagamentos, os gastos com pessoal, as contas a receber, e outras informações.

Caso a sua clínica não tenha recursos suficientes para investir em um software, é bastante recomendável que ela faça o uso de planilhas financeiras. Elas são bastante úteis e possibilitam que todos os gastos e receitas sejam organizados de maneira eficiente e produtiva. Não se esqueça de prezar por um bom controle financeiro, pois a perpetuação do seu empreendimento depende disso.

Tudo o que falamos acima é fundamental que seja implantado na sua empresa. Agora você sabe qual a falha mais comum cometida pelos profissionais de nutrição? Não separar as despesas pessoais das despesas da clínica.

Com isso, muitos nutricionistas retiram recursos do caixa da empresa para cobrir dívidas e outros gastos pessoais, impossibilitando o reinvestimento dos valores para o crescimento da clínica. Defina um valor fixo de pró-labore, pois isso ajudará bastante nas finanças do seu negócio.

Como uma boa gestão contábil influencia no atendimento ao seu cliente?

O aumento no número de clientes é um sinal de que o serviço prestado é de boa qualidade. A regra é muito simples: se a sua clínica de nutrição está com dificuldades contábeis, é provável que o seu esforço e de toda a equipe se voltem para essa causa.

Aí que surge um grande problema. O bem maior de qualquer instituição é o cliente. Sem uma boa gestão financeira o seu consumidor passa a ser um item secundário, o que prejudica a imagem e a viabilidade do negócio.

Viu como é importante contar com ajuda contábil para realizar uma excelente gestão do seu negócio? Um nutricionista trabalha com um dos itens mais importantes, a saúde. Eficiência é algo que todo empreendedor deve buscar nos seus negócios.

Quer conhecer um pouco mais sobre os serviços da nossa empresa que podem impactar diretamente na sua atividade? Quer se profissionalizar e ficar em dia com as obrigações fiscais? Tem dúvidas de como fazer contabilidade?

Entre em contato com a gente agora mesmo. Um dos nossos profissionais, com certeza, vai poder te auxiliar e ajudar a organizar toda a parte tributária da sua empresa.


Comentários: