Investimento na Empresa

MEI: como fazer um investimento na empresa de forma correta?

Para crescer, a sua empresa precisa de investimentos certeiros e contínuos. Sendo MEI, ME ou profissional liberal é fundamental pensar em novas formas de aplicar os recursos, de modo a garantir que o negócio se fortaleça e se expanda ao longo do tempo.

Mas como garantir que os investimentos favoreçam o desenvolvimento do negócio? Como escolher em que investir com o mínimo de riscos? A seguir, você confere algumas opções para fazer um bom investimento na empresa e dicas para acertar ao aplicar os recursos. Veja!

Invista em automação de processos

No mundo digital, o uso da tecnologia para realizar a automação de tarefas é cada vez mais comum entre os negócios. Isso acontece porque essa prática permite que o negócio se torne mais produtivo e tenha uma redução de custos.

Além de levar menos tempo para realizar determinadas tarefas, também envolve menor potencial de erros, o que diminui a necessidade de retrabalhos. No final do processo, o negócio fica mais robusto e consegue lidar melhor com os obstáculos que surgem no caminho.

Como MEI, nesse segmento, você pode e deve investir na automação comercial, por exemplo. E se você lida com estoque, ter um sistema de gestão automatizado facilita o controle da entrada e saída das mercadorias.

profissional liberal que presta serviços também pode se beneficiar, investindo em um software estilo CRM, que permite melhor controle sobre seus clientes e oportunidades de negócio e facilita o atendimento personalizado.

Esse tipo de investimento ajuda o seu negócio a crescer porque permite melhor identificação de oportunidades, reduz desperdícios e viabiliza uma atuação muito mais assertiva em busca de resultados.

Aplique recursos no marketing

Outro investimento que você deve considerar em seu negócio é aquele relacionado ao marketing. Por mais que pareça ser de importância secundária, a verdade é que esse tipo de investimento vai permitir que mais pessoas conheçam o seu negócio. Até mesmo aqueles que já são clientes terão oportunidade de descobrir mais sobre os seus produtos e serviços.

Dependendo dos seus objetivos, o marketing pode contribuir para fortalecer sua marca, gerar mais alcance, favorecer o posicionamento e até mesmo gerar autoridade frente ao seu público-alvo. E não se assuste: não é necessário dispor de uma grande quantidade de recursos.

O investimento em marketing digital associado ao inbound marketing, por exemplo, é uma possibilidade bem atraente: mais barato, ele gera excelentes oportunidades de negócio e ainda permite uma análise melhor da relação entre comportamentos e resultados.

Esse investimento é ideal para fazer crescer o seu negócio porque não só é capaz de atrair mais clientes como também pode fidelizar os já existentes, principalmente em função das ações de marketing de relacionamento.

Não se esqueça da contabilidade

Embora o MEI esteja relacionado a ter uma contabilidade mais simplificada, ainda assim é necessário tomar alguns cuidados. Basta um descuido para que o seu negócio fique irregular, gerando dores de cabeça e gastos, incluindo multas em geral.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é fazer um investimento para otimizar o processo de contabilidade do negócio. Seguindo a tendência digital, você pode, por exemplo, contratar serviços on-line. Além de não precisar fazer a contratação de funcionários para isso — afinal, o MEI só pode ter um funcionário —, você garante o máximo de disponibilidade de informações sobre as questões contábeis do negócio.

Assim, fica muito mais fácil realizar a declaração anual de lucros bem como emitir e guardar notas fiscais importantes para o negócio.

Faça uma avaliação prévia de cada investimento na empresa

Embora todas essas possibilidades tragam a chance de crescimento para o seu negócio, fazer um investimento sem avaliar todas as vantagens e riscos é uma atitude irresponsável, que aumenta as chances de desperdício de recursos e implica perda de vantagem competitiva. Por isso, todo investimento deve ter uma avaliação prévia para que você identifique se ele é realmente adequado para o atendimento a sua demanda.

Para conseguir fazer essa análise de maneira prática, responda às seguintes perguntas:

Qual é a situação atual do meu negócio?

O primeiro passo é entender em que nível seu negócio está no momento. Se você vem encontrando dificuldades para se manter no mercado, fazer um investimento muito elevado pode não ser a melhor opção.

Nesse sentido, vale a pena entender qual é a situação financeira do negócio. Se é necessário fazer empréstimos ou financiamentos, o investimento pode não ser a alternativa ideal. Esse questionamento evita que você comprometa mais recursos do que gostaria (ou poderia), colocando o seu negócio em risco.

Os resultados do investimento estão de acordo com os objetivos?

Também vale a pena entender se o que o investimento oferece está de acordo com os objetivos estratégicos do negócio. Isso porque nem sempre os benefícios de um investimento estão alinhados com o planejamento do negócio.

Imagine, por exemplo, que um dos objetivos do planejamento estratégico é aumentar as vendas e o lucro. Se o potencial investimento oferece benefícios que não se relacionem de alguma forma a esses objetivos, ele pode não ser tão importante.

O que pode acontecer no futuro?

Também é necessário fazer uma análise de riscos. A partir dela, você entende a quais riscos seu negócio fica exposto ao fazer determinada aplicação de recursos.

Digamos que você decida investir em automação porque tem os recursos disponíveis e o investimento está alinhado com o negócio. Porém, o que aconteceria se houvesse obstáculos durante a implantação da solução pretendida? E se houver uma baixa de vendas?

Tudo isso precisa ser avaliado de antemão para que o seu negócio não se veja em maus lençóis.

Qual é a rentabilidade do investimento?

Todo investimento precisa dar um retorno para ser considerado vantajoso. Esse retorno deve vir na forma de rentabilidade e conhecer esse valor potencial é indispensável para a tomada de uma decisão assertiva.

No caso, vale a pena calcular o retorno sobre investimento (ROI) de cada opção, que é dado pela relação entre lucros obtidos pelo investimento e investimento inicial. Quanto maior é o ROI, mais benéfico e prioritário é o investimento.

Como vê, para fazer um investimento na empresa de forma correta, é preciso realizar uma análise prévia completa da situação presente e futura do negócio e entender quais serão os impactos dessa decisão. Baseando-se nisso, dá para escolher opções como o investimento em automação, marketing e até mesmo na contabilidade do negócio, garantindo regularidade e otimização na aplicação de recursos com foco no crescimento do negócio.

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