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As ferramentas para freelancers vão muito além do instrumento de trabalho em si. Algumas escolhas podem fazer toda a diferença no seu desempenho.

Ao escolher as ferramentas para freelancers mais adequadas para o seu trabalho, você precisa levar em conta fatores como: gestão de tempo, gestão de projetos, mídias sociais, aspectos jurídicos, contábeis, financeiros, entre outros.

Confira no nosso artigo as 22 ferramentas para freelancers que podem salvar a sua vida e ajudar a alavancar sua carreira!

1. RescueTime

O RescueTime permite que você acompanhe e analise a forma como gasta o seu tempo no seu computador, ajudando a construir uma agenda mais produtiva durante o dia.

Possui uma versão grátis, com recursos limitados, e outra premium, mas o valor é baixo e pode valer a pena! Caso você precise de um diagnóstico mais completo, esses recursos mais avançados de gestão de tempo podem ser muito úteis.

2. Toggl

Toggl é um aplicativo de gerenciamento de tempo que visa ajudar você a controlar o tempo com um único clique, alternando facilmente entre diferentes tarefas e criando relatórios para que você possa ter as tarefas feitas.

Também está disponível como extensão do Chrome — que pode ser facilmente instalada em seu navegador para uso em tempo real. Possui plano free e diversas opções de planos pagos com recursos avançados.

3. Prospero

Prospero é um aplicativo que, além de ajudar você a criar uma proposta comercial, também dá uma força na hora de avaliar um projeto. Sua interface é muito simples, não há paineis de controle, nem mesmo configurações de conta. Com um visual limpo, ele promete “mais clientes, mais dinheiro, menos dor de cabeça”.

Quando você cria uma proposta, o Prospero faz algumas perguntas para entender o seu projeto. Em seguida, ele gera uma proposta com base em suas respostas, que você pode editar.

Há duas opções de pagamento pelo uso do aplicativo:

A segunda opção é melhor para quem envia uma quantidade grande de propostas para diversos clientes.

4. Nusii

Outro aplicativo para a criação de propostas, o Nusii possui um painel de controle que permite a visualização de suas receitas e taxas de vendas.

Ele usa os dados disponíveis de uma maneira bem útil, para que você possa acompanhar o progresso das propostas. A experiência de “enviar para o cliente” é tranquila e você é notificado quando um cliente visualiza o projeto.

5. Proposify

Uma verdadeira ferramenta WYSIWYG (What You See Is What You Get), Proposify traz uma variedade de templates, ideais para quem não está acostumado a escrever propostas. O editor inclui diversos recursos customizáveis, inclusive ferramentas básicas de desenho.

Um dos benefícios do Proposify é que você pode incorporar vídeos e imagens. Ele também permite que você crie trechos de conteúdo para anexar às suas propostas e reutilizar, o que é um excelente economizador de tempo.

6. Teux Deux

A premissa por trás do Teux Deux é ser um aplicativo minimalista, mas visualmente atraente — que seja útil e intuitivo ao mesmo tempo.

Se fazer listas é uma parte fundamental da sua estrutura organizacional como freelancer, você certamente vai aprovar o Teux Deux. É uma das melhores opções do mercado para criar e gerenciar listas de tarefas, e possui uma versão para iPhone, permitindo a mobilidade.

O aplicativo permite um test-drive gratuito por 30 dias, mas sua assinatura, após esse período, é simbólica: US$ 3 por mês, ou US$ 24 por um ano todo.

7. Focus Booster

Para freelancers, fazer as coisas em tempo hábil é de extrema importância. Mais ainda, esta é uma profissão que tem a característica de possuir uma agenda muito variável.

Enquanto a técnica Pomodoro oferece ótimos resultados para algumas pessoas, é difícil implementá-la regularmente sem as ferramentas certas.

É aí que o Focus Booster entra em ação. Ele é um aplicativo de cronômetro digital criado especialmente para freelancers, baseado na técnica Pomodoro para conseguir realizar as tarefas.

Se você não está familiarizado, esse método se baseia em períodos de trabalho de 25 minutos seguidos por períodos de descanso de 5 minutos, o que o ajuda a segmentar tarefas e fazê-las uma por vez.

8. TextExpander

Como freelancer, você provavelmente enviará muitos e-mails. Pior ainda, muitos desses e-mails tendem a conter informações similares e até duplicadas. Assim, não seria bom se houvesse um aplicativo gratuito que pudesse reduzir o tempo de envio desses e-mails?

É aí que o TextExpander vem à tona, permitindo que você pré-programe abreviaturas curtas que insiram automaticamente todos os tipos de informações, incluindo imagens, CSS e outras formas de informação mais longas, tudo a partir de algumas teclas simples.

Você também pode pré-programar para corrigir erros de digitação que você costuma fazer, usar assinaturas diferentes para clientes diferentes e inserir formas e outras informações para cada projeto.

9. LibreOffice

Todo freelancer precisa de um conjunto completo de ferramentas de escritório para o seu computador pessoal, e isso é ainda mais enfático quando você trabalha com textos.

Enquanto o Google Docs oferece uma alternativa baseada na web, muitos profissionais preferem armazenar documentos em seu disco rígido ou dispositivo de memória externo. Em vez de pagar para usar uma suíte como a Microsoft Office, por que não experimentar a excelente e gratuita alternativa do LibreOffice?

O LibreOffice vem com um conjunto completo de ferramentas que são comparáveis às da Microsoft, com editor de texto, planilhas, apresentação em slides, desenhos gráficos. Uma alternativa também gratuita é o OpenOffice, com praticamente os mesmos recursos.

10. Dropbox

O Dropbox é bastante conhecido, é uma ferramenta incrível de armazenamento na nuvem, permitindo que você sincronize todos os arquivos em todos os seus dispositivos com um simples sistema de arrastar e soltar.

Com o Dropbox você consegue acessar seu documento de qualquer dispositivo, podendo dar continuidade ao seu projeto onde quer que você esteja, desde que tenha acesso à internet. Opções semelhantes: Google Drive e OneDrive (da Microsoft).

11. Now Do This

Esta é provavelmente a ferramentas mais simples da nossa lista. O Now Do This é um site simples de uma página com quase nada nele: há apenas uma caixinha de anotações onde você escreverá as tarefas que tem que fazer. Ao terminá-las, basta apertar um botão de conclusão e prosseguir.

12. Remember The Milk

Remeber The Milk é simplesmente um dos melhores gerenciadores de tarefas disponíveis, com recursos que podem lembrá-lo a partir de quase qualquer dispositivo, configurar lembretes de localização específicos, planejar seu tempo de forma avançada e trabalhar com outros parceiros na realização de tarefas.

13. G Suite

Muitos desses aplicativos provavelmente você já conhece, particularmente se você usa uma conta do Google. De aplicativos de mensagens e tarefas, como:

a aplicativos de colaboração, como:

Entre muitos outros do universo Google, o G Suite (antigo Google Apps) é um requisito absoluto para qualquer freelancer.

14. Evernote

Quando a criatividade e as boas ideias surgem, você simplesmente confia na sua memória?

A verdade é que o seu cérebro não é tão confiável quanto você imagina, principalmente no mundo de hoje, em que somos submetidos a toneladas de informações e constantemente sendo estimulados por novas informações.

O Evernote permite que você capture todas as boas ideias, imagens ou clipes de áudio do seu PC ou telefone. Em seguida, permite que você sincronize todos eles para facilitar a recuperação e as edições, independentemente de onde você estiver.

Não deixe uma boa ideia escapar por estar muito ocupado: deixe o Evernote acompanhar seus momentos espontâneos de criatividade/inspiração e armazene-os para que você possa voltar e trabalhar com eles mais tarde.

15. Gerador de Fatura Shopify

Muitas vezes você precisa enviar uma fatura de cobrança para o seu cliente que seja mais formal e de aspecto mais profissional do que um simples modelo escrito no editor de texto.

Com a ferramenta gratuita do Shopify, você vai poder gerar faturas ilimitadas de modo muito fácil, inclusive podendo personalizá-la com sua marca pessoal!

16. PayPal

É comum, como freelancer, trabalhar para clientes de diversas partes do país e até do mundo. Embora muitos profissionais trabalhem com o tradicional método de depósito bancário, oferecer outras opções de pagamento para seus clientes, e ainda de maneira formal e profissional, pode ser muito útil. O PayPal é uma ferramenta completa para gerenciamento de pagamentos.

Outras opções: Moip, PagSeguro, BCash. E uma dica: antes de usar qualquer uma dessas ferramentas, leia bem suas políticas para não ter qualquer tipo de contratempo, inclusive para saber as taxas que eles cobram por transação.

17. Flow

O Flow permite que você crie espaços de trabalho e tarefas para manter seus projetos em alto nível. Como muitas ferramentas de fluxo de trabalho, o Flow permite que você colabore com outros profissionais e clientes através do desenvolvimento da tarefa ou por meio do chat interno.

Os usuários criam tarefas a serem concluídas, que são organizadas em projetos. É uma ótima ferramenta para trabalhar em projetos de equipes, e você pode criar tarefas abertas a todos os participantes do projeto ou tarefas privadas que você pode compartilhar posteriormente.

O recurso de calendário oferece uma boa visão geral sobre o que está acontecendo e o que está por vir, e você pode filtrar para ver apenas suas próprias tarefas ou as de todos.

18. Azendoo

O Azendoo é outra poderosa ferramenta de fluxo de trabalho e comunicação para projetos de equipe, com um belo design e experiência de usuário. Veja análises, anexe documentos e agrupe e organize suas tarefas por assuntos.

Você pode filtrar as tarefas, ter uma visão geral do calendário, criar tarefas repetidas, definir datas de vencimento e adicionar listas de verificação. Você também pode transmitir mensagens, enviar mensagens diretas aos membros da equipe (se tiver) e visualizar notificações.

19. Tweriod

Ser freelancer é ter um negócio próprio. E na era das mídias sociais, você não pode ficar de fora dessas plataformas que são verdadeiras ferramentas de marketing pessoal e profissional.

Por outro lado, sabemos que as redes sociais tomam muito tempo para gerenciamento e programação de postagens, gerando um conflito de interesses. Esse tempo pode ser bastante otimizado e os problemas reduzidos com o uso das ferramentas certas.

Umas da redes mais utilizadas é o Twitter, e há duas ferramentas incríveis que podem ajudar você com as atualizações da rede. O primeiro aplicativo é o Tweriod, que mostrará um gráfico abrangente para analisar os horários mais populares em que seus seguidores estão online.

20. Buffer

Com a informação de acesso dos seguidores, entra em cena o segundo aplicativo: o Buffer, que pode ser usado para configurar períodos de tempo em que seus tweets serão publicados diariamente, certificando-se de que estejam alinhados com seus seguidores.

Você pode agendar tweets desde o início do dia, e pode configurá-los para publicar em momentos específicos, atingindo os pontos quentes ao longo do dia, certificando-se de que seus tweets estão sendo lidos por uma audiência tão grande quanto possível.

Você utiliza outras redes sociais? Sem problema, o Buffer também serve para programar publicações no Facebook, Pinterest, Instagram, Google+ e LinkedIn.

21. Skype

Muitos pensam que o Skype se tornou obsoleto, especialmente com a difusão de aplicativos mensageiros mais dinâmicos como o WhatsApp. A verdade é que, pelo menos no meio profissional, o Skype é muito eficiente como forma de comunicação instantânea com clientes e outros profissionais que possivelmente fazem parte de algum projeto.

Com este aplicativo, é possível fazer videoconferência, enviar arquivos e manter contato direto com o cliente sem ter que ligar para ele a todo momento ou esperar que ele leia seus e-mails.

22. MailChimp

E-mail marketing e newsletters são uma das melhores maneiras de divulgar o seu negócio, inclusive o trabalho de freelancer.

Isso ajuda a manter seus clientes atualizados sobre as notícias relacionadas ao seu negócio, oferece uma plataforma para alcançá-los e manter um contato pessoal. Sem contar que você os mantém sempre por perto e, quando precisarem de serviços, vão se lembrar de você.

O MailChimp é uma das melhores plataformas de e-mail marketing disponíveis. Possui um plano gratuito para até 2000 contatos e tem uma interface de usuário bastante amigável e com recursos diversos.

Bônus: Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). A cada segundo são 4 novos designs sendo criados.

É uma ferramenta que pode auxiliar bastante ao empreendedor principalmente na hora de divulgar nas redes sociais. Vale a pena conhecer!
 

Agora é com você! Escolha os aplicativos mais adequados para o seu trabalho, impulsione a sua produtividade e otimize seu tempo para aumentar seus ganhos!

Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Bom trabalho!

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