empreendedorismo

Empreendedorismo: Como começar e quais os primeiros passos para empreender?

Empreendedorismo – Como saber que chegou minha hora?

É difícil saber se você deve ou não abrir um negócio, certo? As variáveis são inúmeras, além de uma análise pessoal do seu momento de vida, é importante analisar também o mercado em que pretende atuar, as legislações e qual o investimento inicial que terá que fazer.

Algumas das características comuns entre a maioria dos empreendedores são: capacidade de correr riscos, analisar cenários, excelente comunicação interpessoal e resiliência. Mas isso não é tudo, há diversos fatores a serem analisados no perfil de cada empreendedor.

Primeiro passo para empreender: Conheça a si mesmo


Esse é a etapa mais importante, pois você tem que parar e analisar muitos fatores. Tenha certeza de que você está disposto a trabalhar muito mais que trabalharia em um emprego padrão.

Outro ponto importante é: você realmente tem tempo para isso? O empreendedorismo é um caminho longo e árduo, com muitos benefícios mas também muitos riscos.

Sua família e rede de apoio têm que estar a bordo com você, pois o empreendedorismo exige muito tempo no início. Levará algum tempo até que você consiga crescer e contratar pessoas para ajudar a fazer a gestão do seu negócio.

Você tem dinheiro? Tenha certeza de que você tem estabilidade financeira para lidar com o início do negócio. Dependendo do que você for fazer, pode demorar alguns meses ou até anos para recuperar o investimento inicial.

Se você estudou todos os pontos acima e acredita que está realmente preparado para começar, vamos aos outros passos.

Segundo passo para empreender: O que você quer fazer?

Uma das vantagens do empreendedorismo é que você pode escolher o que quer fazer e as possibilidades são infinitas. Você pode criar seu próprio negócio inovador, abrir franquias, começar a produzir algum material para vender, oferecer consultoria, oferecer serviços.

São inúmeras as possibilidades para o empreendedor criativo.

Assim, esse passo é essencial para te ajudar a definir quais serão as próximas etapas.

Se você vai escolher produtos ou serviços, ou os dois, é importante ter uma coisa em mente: conhecer sobre gestão e contar com outros profissionais ou ferramentas para te ajudar nisso é muito importante.

  • Vender produtos

Se você conhece muito bem a parte técnica e de produção de bens materiais ou o mercado de varejo, essa pode ser uma boa opção para você.

Só não esqueça de que a parte da gestão também é muito importante, não basta ter um excelente produto, se você não saber fazer controle de estoque, registro de vendas e entender também as obrigações fiscais da sua empresa. Além disso, é importante identificar qual será seu ponto físico, se fará vendas online e conhecer seu público.

  • Oferecer serviços

Se você tem muita experiência e conhecimento em uma área específica, oferecer serviços pode ser um bom caminho para começar a empreender.

Oferecer serviços é uma modalidade de empreendedorismo que, geralmente, exige menos recursos físicos e mais especialização em determinadas habilidades. Para trabalhar com serviços, é importante também conhecer muito bem qual é o público para quem você vai vender, quais são as demandas e locais onde eles buscam seus serviços.

Outra vantagem de oferecer serviços é que é mais fácil definir seu preço, pois não depende diretamente de fornecedores terceirizados, preço de matérias-primas, etc.

Terceiro passo para empreender: Crie um Plano de Negócio (PN)

Para começar mesmo a parte mais extensa e a base para qualquer negócio de sucesso, você deve começar a elaborar o Plano de Negócio da sua nova empresa.

Um bom PN exige muita pesquisa e vai te ajudar a identificar uma série de pontos essenciais para iniciar o negócio e analisar sua viabilidade estratégica. Além disso, vai te permitir conhecer o real potencial do seu negócio.

Em sites como Sebrae, Endeavor e no Portal do Empreendedor, há vários guias sobre como abrir uma empresa. É essencial entender qual é a legislação vigente para a área que escolheu atuar e que documentação será necessária para tal.

Além disso, dependendo da modalidade de negócio que irá iniciar, o investimento inicial é bem alto. Saiba qual é o tempo previsto de retorno, margem de lucro e tudo mais envolvido nessa empreitada.

Quarto passo para empreender: Busque suporte especializado

Excelente, você já passou por todos os passos acima e está prestes a abrir sua empresa. Nessa hora, é essencial buscar parceiros para otimizar, desde o início, a gestão do seu negócio. A tecnologia pode ser uma ótima aliada para automatizar operações e te deixar mais focado no seu propósito principal.

Se você escolheu vender produtos, busque softwares que te ajudem a controlar seu estoque, registrar suas vendas e emitir notas fiscais. Dessa forma, é possível focar na gestão do seu negócio de forma mais efetiva.

Se você vai oferecer serviços, é essencial buscar suporte especializado também contando com a tecnologia e outros parceiros. Busque empresas que te ajudem a fazer a fazer a gestão e contabilidade do negócio de forma simples.

Para um empreendedor que se planeja bem e busca parceiros estratégicos, empreender será uma aventura com mais chances de sucesso.

Sobre o autor: A PDVend é um sistema de gestão de ponto de venda, tem como objetivo ajudar o varejista a ter uma empresa mais eficiente e lucrativa. Trazendo tecnologia para o dia-a-dia do empreendedor, leva mais produtividade para focar em atividades estratégicas para seu negócio.


Comentários:

×