Contabilidade para clínicas - contsimples

Por que a contabilidade para clínicas é importante?

Os profissionais da saúde que decidem ter o próprio negócio precisam ter em mente que contar com o apoio de um escritório de contabilidade para clínicas médicas é extremamente importante.

Ao repassar as obrigações relacionadas à parte fiscal e tributária da clínica para um profissional qualificado, você poderá destinar os seus esforços profissionais aos pacientes e, com isso, oferecer um serviço ainda mais qualificado e personalizado.

Isso sem contar que será possível otimizar os lucros, estudar estratégias que viabilizem o crescimento do negócio e reduzir a carga tributária sobre a sua atividade. Para ajudar você, o post de hoje traz as principais vantagens da contabilidade para clínicas médicas. Continue a leitura!

Formalizar a sociedade

O contador pode te auxiliar com toda a documentação necessária para a formalização de uma sociedade empresarial.

Além de cumprir a parte burocrática, ele passará informações importantes sobre a forma de constituição de uma empresa, o impacto dos impostos de acordo com o regime de tributação escolhido e muito mais.

Convém destacar que, no caso das clínicas médicas, a forma de tributação muda quando uma sociedade é constituída apenas por médicos e quando é formada por médicos e não médicos (se houver um administrador no time, por exemplo).

Então, ao conversar com um profissional especializado no assunto, apresente todas as suas dúvidas e tenha atenção às informações que ele te passar. Só assim você terá segurança para tomar a decisão sem risco de sofrer prejuízos.  

Ter maior controle financeiro

Manter as finanças em dia é essencial para qualquer negócio, não é mesmo? E isso não é diferente no caso das clínicas médicas.

Portanto, ter o apoio de um profissional que controle as despesas, analise onde é possível economizar, pesquise bons investimentos e estude a incidência tributária sobre a atividade faz toda a diferença.

Os gastos e receitas devem ser analisados com cuidado para que não aconteçam erros nos cálculos. Também é preciso conhecer a fundo a realidade do negócio, estabelecer uma margem de risco e administrar bem as despesas e pagamentos.

Dessa forma, será possível executar um planejamento financeiro eficiente. Porém, isso demanda tempo e conhecimento. Então, nada melhor do que contar com um profissional qualificado e preparado para atender à sua demanda.

Aplicar estratégias de redução de tributos

Economizar com impostos é essencial, pois permite que você tenha mais capital para investir na clínica e ampliar os negócios. Dependendo do regime tributário adotado pela sua clínica médica, é possível reduzir o impacto da carga tributária sobre o estabelecimento, utilizar de isenções e benefícios fiscais e muito mais.

Porém, para tomar decisões desse tipo com segurança, é imprescindível ter a ajuda de um profissional que conheça a fundo a realidade da sua clínica, desde a relação de sócios e de funcionários até os relatórios e balanços financeiros etc.

O estudo exige tempo e técnica. É preciso compreender a legislação tributária e aplicá-la à realidade do seu negócio com segurança. Lembre-se de que qualquer ato errado pode levar ao pagamento de multa e à responsabilização penal por fraude ou sonegação de imposto.

Cumprir a legislação trabalhista

O contador também vai te auxiliar no pagamento das verbas trabalhistas e no cumprimento da legislação relacionada à contratação de funcionários.

Como eles conhecem bem os direitos trabalhistas e os cálculos envolvidos, eles podem realizar com segurança o pagamento dos salários, das férias, do décimo terceiro, das horas extras, dos eventuais benefícios e muito mais.

Além disso, eles poderão te auxiliam com o cumprimento das obrigações acessórias, como o envio de guias e relatórios para a Previdência Social.

Isso exige atenção especial, pois quando os funcionários têm seus direitos lesados, o Poder Judiciário garante não só a restituição dos prejuízos como também o ressarcimento civil por meio de multas e indenizações.

Portanto, fique atento para não gerar despesas excessivas para a clínica, o que pode prejudicar o faturamento e impedir o bom desenvolvimento das atividades.

Realizar o planejamento tributário

O planejamento tributário nada mais é que a realização de um estudo que viabilize a adoção de estratégias lícitas para a redução dos impostos. É possível realizar ações que gerem benefícios fiscais, alterar os atos praticados para evitar a ocorrência do fato gerador, mudar a forma do serviço para incorrer em uma carga menor etc.

Porém, essas decisões só podem ser tomadas com segurança, sendo importante um acompanhamento contínuo da empresa para que nenhum erro aconteça. Sendo assim, nada melhor que o auxílio de um contador preparado e de confiança.

Elaborar um planejamento financeiro

Para ver a sua empresa crescer, você precisa planejar. Com o apoio de um contador, você vai conhecer a fundo a realidade da sua clínica médica e poderá elaborar estratégias de ação para economizar dinheiro e fazer investimentos lucrativos.

Isso com certeza trará vantagens para você e para os seus sócios, colocando a clínica em um patamar diferenciado de competitividade no mercado.

Aproveitar os benefícios da tecnologia

Para fazer a escolha certa, você deve analisar as necessidades da sua clínica e a sua realidade de tempo — afinal, você precisará prestar suporte contínuo ao contador para que o trabalho fique alinhado.

Atualmente, uma estratégia muito eficaz é a contratação de escritórios que prestam serviços de contabilidade online. Eles são rápidos e seguros, com suporte e atendimento sempre que necessário. Além disso, a comunicação entre o cliente e o profissional acontece em qualquer lugar, dispensando deslocamento para reuniões presenciais.

Os escritórios de contabilidade online contam com equipes completas e eficientes e, assim como os demais, emitem nota fiscal e geram relatórios.

O interessante desse tipo serviço é que, como todas as informações são compartilhadas por meios eletrônicos e passam por um backup, você tem total segurança e não corre o risco de perder nada. Além disso, é possível economizar com impressão de papel, correio motoboy etc.

Analise o que é mais viável para você e para o seu negócio e contrate já um contador! Lembre-se de que a contabilidade para clínicas médicas é essencial.

Nosso conteúdo ajudou? Tem outras dúvidas ou sugestões? Então, deixe o seu comentário aqui no post e compartilhe a sua experiência — queremos saber a sua opinião!

 


Comentários:

×