Homem assistindo filme pelo celular

Conheça 6 filmes para empreendedores se inspirarem!

Há várias maneiras de adquirir conhecimento no mundo do empreendedorismo. As opções vão desde atividades mais teóricas, tal como ler livros e aprofundar-se em estudos, por exemplo, até ações focadas na parte mais prática. Além delas, assistir a filmes para empreendedores também pode ser uma ótima opção.

Afinal, os momentos de lazer e de entretenimento também podem ser utilizados para se aprimorar em conhecimento, além de tornar esse aprendizado mais prazeroso. Sem contar que esse formato ajuda muito na questão da motivação e da inspiração do empreendedor.

Para ajudá-lo nessa questão, preparamos uma lista com 6 filmes para empreendedores se inspirarem a continuar nos seus respectivos caminhos cheios de desafios, dificuldades, mas com muitas conquistas e sucesso. Confira os títulos que separamos para você!

1. Joy: O Nome do Sucesso

Dentre os filmes para empreendedores que existem atualmente, a história de Joy Mangano é uma ótima pedida inicial para aprender, já que é um filme considerado completo. Isso porque mostra a sua história, desde a época da sua infância até atingir o sucesso na sua vida adulta.

Para quem não sabe, a Joy é a figura responsável pela criação de uma das principais ferramentas de limpeza: o esfregão. Dentre os desafios que ela enfrentou, o filme mostra como foi conciliar a vida de mãe solteira com a sua árdua jornada empreendedora.

Destacamos também que o filme mostra toda a criatividade da personagem principal, além de servir como grande inspiração para quem está nos primeiros estágios da vida empreendedora, principalmente, que não conta com muito apoio para desenvolver a sua ideia.

2. O Jogo da Imitação

Trazemos, aqui, o filme que conta a história de ninguém menos que Alan Turing, um dos matemáticos mais talentosos da história e também um dos pais da computação. O Jogo da Imitação mostra quando trabalhou para o governo britânico na Segunda Guerra Mundial.

O seu grande desafio era quebrar o código de comunicação que foi utilizado pelos alemães. Foram inúmeras tentativas frustradas, mas, depois de muita perspectiva e apoio da sua equipe, o código foi finalmente decifrado pela máquina que construíram juntos.

Esse filme traz ensinamentos valiosos, principalmente quando mostra que é preciso que o empreendedor não deixe de acreditar nas suas ideias, além de valorizar o quanto é importante saber trabalhar em equipe, mesmo que isso seja uma dificuldade.

3. Fome de poder

Fome de Poder é o filme que retrata um pedaço da história de 2 grandes empreendedores americanos: os irmãos McDonald’s, os pioneiros da famosa rede de fast-food que leva o nome da família.

No filme, é exposta a parte da história em que não estavam dispostos a expandir o negócio até conhecerem Ray Kroc, que colocou na cabeça dos irmãos que eles precisavam levar o empreendimento para todo o território americano.

O filme mostrou o quanto esse caminho foi difícil, recheado de exemplos do que fazer e do que não fazer. No entanto, mostra também como Kroc foi o pior sócio que a empresa já teve! Esse filme é um exemplo clássico do quanto empreendedores precisam ficar atentos em relação às parcerias que fecham, principalmente se isso envolve a sociedade no seu negócio.

4. À Procura da Felicidade

Um clássico do empreendedorismo também é o filme estrelado por Will Smith, que conta a história de um pai de família com sérias dificuldades financeiras, que se vê na necessidade de assumir a responsabilidade de criar o seu filho pequeno sozinho.

A sua jornada é recheada de desafios, que vão desde a busca por um trabalho até o drama de ser despejado do lugar onde mora. Porém, depois de muito esforço e dedicação, alcança o seu objetivo e torna-se um vendedor de sucesso.

Sabemos que o mundo do empreendedorismo é recheado de dificuldades, e essa história mostra como é possível alcançar os seus sonhos e objetivos, mesmo com as adversidades da vida. Porém, é preciso não abaixar a cabeça nos momentos difíceis, não importa o que aconteça.

5. A Rede Social

Em mais um clássico que conta uma história real, A Rede Social é um filme digno de estar nessa lista de filmes para empreendedores buscarem motivação. O filme conta a história do criador do Facebook: Mark Zuckerberg.

Dentre toda a trajetória desse programador nato, destacam-se quais são os aprendizados que estão intrínsecos no processo de transformar uma ideia em uma grande oportunidade de negócio. Porém, como no mundo do empreendedorismo nem tudo são flores, mostra também o lado obscuro da sua trajetória.

O filme exibe como a busca pelo sucesso pode comprometer os relacionamentos do empreendedor e cabe a ele entender o quanto está disposto a atingir a sua vida pessoal, ou não.

6. Walt Antes do Mickey

Por fim, trazemos aqui a história do Walt Disney, um dos maiores gênios do mundo artístico, além de ser um dos empreendedores mais bem-sucedidos da história do mundo empresarial.

De forma bem prática, o filme mostra, então, quais foram os primeiros passos que o Walt teve que dar até criar o seu principal personagem, o Mickey. Nesse caminho, teve muitos aprendizados e obstáculos.

Afinal, sabemos que a vida de nenhum empreendedor é fácil, certo? Nem mesmo o gênio da Disney escapou das adversidades que esse universo proporciona, no entanto, sempre teve consciência de que era para algo maior: o seu próprio crescimento!

Esse filme é bastante indicado para empreendedores visualizarem o quanto podem chegar longe, além de transmitir a mensagem de que tudo que vale a pena deverá ser bem-feito. Esse, inclusive, é um dos ensinamentos do pai do Walt.

Deu para perceber que os filmes para empreendedores podem ser uma grande fonte de motivação, não é mesmo? Afinal, com eles, é possível ver como é viável seguir em frente, mesmo com todos os obstáculos e as dificuldades que surgem na rotina das pessoas. Assim como os livros, são ótimas maneiras de adquirir um bom conhecimento, trazendo animação para o seu dia a dia.

Quer saber mais sobre o tema do empreendedorismo? Então, entenda melhor como abrir uma empresa ainda neste ano! Não perca!

Autor Contsimples Marcelo

Marcelo Oliveira

Contador e Empreendedor com 25 anos de experiência no mercado de Contabilidade. É especialista em Consultoria para Pequenos Negócios, palestrantes nas horas vagas e CEO Fundador na ContSimples.
Dedica seu tempo a descomplicar e viabilizar a contabilidade para as pequenas empresas e a pedalar por aí.



Contador e Empreendedor com 25 anos de experiência no mercado de Contabilidade. É especialista em Consultoria para Pequenos Negócios, palestrantes nas horas vagas e CEO Fundador na ContSimples. Dedica seu tempo a descomplicar e viabilizar a contabilidade para as pequenas empresas e a pedalar por aí.


Comentários: