|

Vou ser PJ, abro MEI ou ME?

Se você está a poucos passos de começar a prestar serviços e trabalhar como Pessoa Jurídica, é muito provável que esteja com algumas dúvidas e buscando informações para dar este grande passo. Uma das grandes questões que surgem nesse momento é sobre qual o melhor tipo de CNPJ para abrir e qual regime tributário deve-se escolher.

Com o avanço da tecnologia, o mercado de trabalho passou por diversas mudanças no decorrer dos últimos anos, principalmente no que diz respeito às relações de trabalho. O aumento do home office cresceu consideravelmente, o que acabou evidenciando o trabalho de prestação de serviços para empresas como PJ. Mas afinal, devo abrir MEI (Microempreendedor Individual) ou ME (Microempresa)?

Se você é um profissional que quer trabalhar como PJ, mas ainda não sabe quais passos deve dar, esse artigo é para você. Continue acompanhando a leitura!

Como abrir um CNPJ?

Se você já decidiu que irá trabalhar como PJ, o seu primeiro passo deve ser abrir uma empresa e ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que será o número de identificação da sua empresa.

Caso a sua opção de abertura de empresa seja MEI, o processo é mais simples. Basta realizar um cadastro no Portal do Empreendedor e seguir os passos que são dados. Em alguns minutos, você irá conseguir o seu CNPJ! Lembre-se que você pode contar com a ContSimples que realiza a abertura gratuita mediante a contratação do plano de contabilidade para o MEI.

Já quando se trata de uma Microempresa (ME), alguns outros passos são necessários para conseguir empreender de acordo com a legislação:

Parecem muitos passos, não é mesmo? Mas não se preocupe com isso. De acordo com a lei, as microempresas são obrigadas a contratar um contador para cuidar do registro do CNPJ. Além disso, ao contar com um bom escritório de contabilidade, você também terá apoio nas rotinas como pagamentos de impostos, emissão de notas fiscais, etc. Inclusive, esse passo também é essencial para ter uma orientação sobre qual é o regime tributário mais adequado para você.

Como trabalhar como PJ?

Ao optar por trabalhar como Pessoa Jurídica, as relações com a empresa que você trabalha mudam. Não é mais a relação entre trabalhador e empresa, mas sim uma relação de prestação de serviços entre duas empresas. Por isso, como dito no tópico anterior, o primeiro passo é abrir o seu CNPJ.

É possível abrir qualquer tipo de empresa para trabalhar como PJ (EIRELI, LTDA, etc.), mas nem todos são ideais para isso, afinal, os impostos podem acabar saindo caro demais.

Vantagens e desvantagens de trabalhar como Pessoa Jurídica

Veja agora as principais vantagens e desvantagens de trabalhar como PJ:

Vantagens

Desvantagens

Cuidados para não cair em armadilhas ao ser PJ

Antes de se tornar uma PJ, é imprescindível se atentar a alguns pontos para não cair em armadilhas:

Qual a diferença entre PJ, MEI e ME?

É comum que algumas pessoas que ainda não possuem muito entendimento sobre o assunto não entendam a diferença entre PJ, MEI E ME. Entenda abaixo cada um dos termos:

Pessoa Jurídica

Para entender melhor a diferença, basta lembrar que MEI e ME são duas formatações possíveis de uma Pessoa Jurídica. Ou seja, todo profissional MEI ou que abre uma ME é uma Pessoa Jurídica, mas o contrário não é verdadeiro, pois nem toda PJ é MEI ou ME.

MEI (Microempreendedor Individual)

O MEI (Microempreendedor Individual) é a opção perfeita de empresa para aqueles que querem trabalhar como Pessoa Jurídica e necessitam da abertura de um CNPJ para conseguir emitir notas fiscais. Se tornar MEI é um processo que não necessita de muita burocracia e pode trazer uma grande vantagem em relação aos custos: o MEI está enquadrado no Simples Nacional, o que reduz consideravelmente os tributos federais pagos pelas empresas.

ME (Microempresa)

Já a Microempresa possui uma diferença crucial em relação ao MEI: o faturamento. Como ME, é possível ter uma renda bruta de até R$360 mil por ano. No entanto, o processo de abertura é mais trabalhoso que o MEI, necessitando de um contador para realizar um planejamento tributário.

Devo abrir MEI ou ME? Qual a melhor escolha?

Antes de darmos a orientação final sobre qual a melhor escolha em relação à abertura de MEI ou ME, vamos listar quais são os pontos diferenciais entre os dois modelos:

1. Limite de faturamento anual bruto

2. Atividades

3. Formalização

4. Regime tributário

5. Emissão de notas fiscais

6. Impostos e contribuições

7. Contratação de funcionários

8. Direitos

9. Gestão financeira

Mas afinal, qual devo escolher? MEI ou ME?

A princípio, o mais indicado para começar a trabalhar como Pessoa Jurídica é se tornando um MEI. No entanto, o mais adequado é que a pessoa comece como MEI, e conforme o seu faturamento anual aumentar, fazer a migração para ME. É um processo simples de transição, que não traz tantos problemas para o empreendedor. O enquadramento também pode ser alterado para individual ou no formato EIRELI. E claro, se houver mais um sócio, é preciso alterar para uma LTDA.

Contudo, o ideal é estar sempre atento a todas as especificações e diferenciais de cada modelo. A migração de MEI para ME pode ser feita em alguns passos, que você pode conferir

Gostou deste artigo e tirou todas as suas dúvidas sobre qual é a melhor opção para se tornar PJ? Se você está mesmo decidido em abrir um CNPJ, baixe o nosso ebook gratuito: O que eu preciso saber antes de abrir um CNPJ?

 

Patricia Caldas | Teresópolis RJ Patrícia Caldas é Contadora com experiencia de mais de 20 anos no mercado, pós graduada em finanças e gestão corporativa, hoje divide seu tempo em ajudar os pequenos negócios, no pais, a se desenvolverem, a cuidar da família e ler bons livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?