Blog

Trabalhar em casa: como se organizar e ser produtivo?

Um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente é a tentativa de conciliar a falta de tempo com todos os nossos afazeres — pessoais e profissionais. E nessa constante busca pelo equilíbrio entre os compromissos e a correria do dia a dia, muitas pessoas têm optado por trabalhar em casa para dispor de mais qualidade de vida.

Antes classificada como uma modalidade de expediente ineficaz, sobretudo devido à cultura que se criou sobre a categoria ser considerada sinônimo de improdutividade, o home office tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

No entanto, para que a organização e a produtividade não sejam afetadas, é preciso adotar algumas medidas importantes. Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para trabalhar em casa e obter um bom desempenho profissional.

Invista em um ambiente de trabalho

Quando o assunto é home office, o ambiente de trabalho é um dos aspectos mais importantes, afinal, passar o dia na cama ou no sofá é um dos piores hábitos que se pode ter ao trabalhar em casa. Por isso, procure manter um espaço específico para desempenhar suas funções.

É importante que essa área seja ventilada, bem iluminada, limpa e livre de objetos que possam distrair você. Invista em itens como boa iluminação, móveis de escritório, cadeira confortável, materiais de papelaria, enfim, todas as ferramentas — inclusive as digitais — necessárias para realizar o seu trabalho da maneira mais profissional possível.

Organize a sua bancada de trabalho

De nada adianta ter um espaço adequado para o home office — como um escritório ou gabinete — se a sua mesa sempre estiver uma completa bagunça. Ocupar uma bancada desorganizada é motivo suficiente para desmotivar qualquer pessoa, por isso, procure manter seus equipamentos, materiais e documentos ordenados e a seu alcance.

Mantenha uma agenda com pausas durante o dia

Trabalhar em casa não deve ser sinônimo de se fechar o dia inteiro em seu escritório. Assim como os funcionários de uma empresa realizam pequenas pausas durante o dia, você também pode parar alguns minutos para tomar um café, responder e-mails, olhar o WhatsApp ou simplesmente dar uma alongada no corpo.

Esse intervalo é essencial para melhorar a qualidade do nosso trabalho, de maneira geral, já que momentos de desconexão permitem a oxigenação do cérebro, evitam o sedentarismo, trazem inspiração e, ainda, trazem novas perspectivas.

Siga uma rotina profissional

Enquanto os colaboradores que trabalham de maneira presencial em um escritório ou em uma empresa têm definidos os horários de início e fim do expediente, os profissionais que desempenham suas funções em casa não costumam contar com os mesmos indicadores ou parâmetros temporais.

Dessa forma, é preciso definir e manter uma rotina que marque o começo e o final do período de trabalho, uma vez que a comodidade da modalidade não deve atrapalhar sua eficiência nem o cumprimento de suas tarefas.

Não resolva problemas domésticos durante o expediente

Não tem jeito: quem opta por trabalhar em casa está sujeito a vários tipos de distração, como animal de estimação, TV, filhos, vizinhos, enfim, diversas interferências podem afastar a atenção de quem faz home office.

Por isso, procure deixar claro para a sua família que, embora você esteja em casa, para você é um dia normal de trabalho e que não devem te chamar a todo instante.

Utilize ferramentas de organização online

Utilizar a tecnologia a favor da organização é fundamental para promover mais praticidade à nossa rotina. Um exemplo é o aplicativo Trello, ferramenta colaborativa que permite organizar as suas tarefas e especificar os prazos de entrega de maneira rápida e simplificada.

Outro recurso interessante é o app para reuniões online WebEx. Ele possibilita que os usuários agendem reuniões profissionais para discutir projetos, realizar videoconferências e compartilhar documentos.

Já o Neotriad permite o planejamento de tempo e o gerenciamento de tarefas com base nas prioridades — tanto suas quanto de sua equipe.

Como você pode ver, é possível trabalhar em casa e manter um desempenho profissional eficiente. Para isso, basta seguir algumas boas práticas e ter disciplina, foco e disposição no trabalho.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente as suas dicas para trabalhar em casa com organização e produtividade.

2011 - 2019 © Contsimples Contabilidade Online