|

Administrar uma empresa pode parecer uma tarefa complexa e que exige grande esforço, mas existem ferramentas e métodos que permitem torná-la um processo menos complicado e dificultoso, como é o caso da contabilidade de custos, voltada a analisar gastos e realizar ajustes para melhorar a saúde financeira do negócio.

Através de uma análise racionalizada dos custos, com enfoque nos ajustes possíveis e no embasamento de decisões estratégicas, esse tipo de contabilidade é uma ferramenta importante para pequenas e médias empresas.

Explicamos agora o que é contabilidade de custos, como ela pode ser aplicada em seu negócio e quais seus impactos. Confira!

Entenda o que é contabilidade de custos

Quando falamos em contabilidade de custos, estamos tratando da análise estratégica e fundamentada dos custos da empresa, examinando e estudando o registro dos valores empregados pela empresa, visando compreender o caminho mais viável para o desenvolvimento das atividades e da adoção de estratégias que permitam ao negócio obter lucro.

Ela se diferencia por levar em consideração a lucratividade do negócio, enquanto a contabilidade financeira considera apenas os dados e transações, sem considerar se, de fato, a empresa está se mostrando lucrativa ou se são necessários ajustes estratégicos.

Saiba quais os principais tipos de custos das empresas

Para aplicar a contabilidade de custos em seu negócio, é importante compreender quais são os principais tipos de custo da sua empresa e como eles impactam no resultado. Explicamos abaixo quais são eles.

Custos Diretos

Os custos diretos estão envolvidos diretamente na atividade fim do negócio, o que significa que estão associados a prestação do serviço ou produção do produto que é vendido para o cliente, como a matéria-prima necessária para a produção de uma roupa, por exemplo.

Custos Indiretos

Já os custos indiretos são aqueles que não estão diretamente envolvidos na produção do produto ou prestação do serviço da empresa, como é o caso de gastos financeiros, de marketing ou de mídias pagas.

Aprenda como a contabilidade de custos pode ser útil

Explicamos agora algumas das vantagens da contabilidade de custos para seu negócio, como é o caso das estimativas de custos e controle de custo médio de produção. Entenda abaixo!

Para estimar os custos de um período

Por meio da contabilidade de custos é possível estimar quais serão os custos diretos e indiretos de determinado período, tanto para embasar decisões com foco futuro, mas também para realizar ajustes quando necessário por motivos financeiros ou de lucratividade.

Controlar a produção com custo médio definido

Também é possível usar essa estratégia de contabilidade para definir um custo médio para a produção de determinado produto, realizando ajustes nos processos para que o custo não ultrapasse o valor determinado.

Reduzir os custos através de otimizações

Também é interessante destacar que a contabilidade de custos permite otimizar os custos diretos e indiretos por meio de otimizações decorrentes da análise aprofundada de cada um deles, permitindo decisões melhor fundamentadas e trazendo maior lucratividade.

Como é possível perceber, a contabilidade de custos apresenta uma série de vantagens para a empresa, sendo uma forte aliada na redução e otimização dos custos de operação, no desenvolvimento de estratégias de venda e na estimativa de custos dentro de determinado período.

O que você achou de entender mais a respeito da contabilidade de custos e sua aplicação para as empresas? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?