|

O ramo de prestadoras de serviços médicos no Brasil é excepcionalmente vantajoso. Trata-se de um serviço essencial para o bem-estar de toda a população, uma atividade com ampla clientela, pois cuidar da saúde sempre será interesse de todos. Entender o essencial sobre a emissão de nota fiscal em clínicas e ter algum conhecimento contábil,   são requisitos básicos para que a empresa prestadora de serviços médicos se destaque dos concorrentes.

Neste post, detalharemos tudo o que você precisa saber sobre o tema, desde a classificação de empresas até as suas diferentes modalidades de tributação e o passo a passo para emitir as notas fiscais. Confira:

O enquadramento para empresa prestadora de serviços médicos

Para que a empresa seja enquadrada na classificação de prestadora de serviços médicos, ela deve estar de acordo com o disposto pela Receita Federal do Brasil. Esse órgão público afirma que os serviços de saúde são aqueles que, especificamente, prestam as atividades de:

Além da lista acima, também estão incluídas as funções prestadas por estabelecimento geriátrico, desde que este seja classificado como hospital pelo Ministério da Saúde ou por entidades criadas com o objetivo de auxiliar pessoas deficientes físicas ou intelectuais.

Os serviços médicos podem ser prestados tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas. Conforme o Regulamento do Imposto de Renda, eles exploram atividade econômica, seja de natureza civil ou comercial, de forma habitual, individual, profissional e objetivando lucro serão comparadas às empresas.

Mas, para garantir o seu faturamento, o particular deve ter muito cuidado ao escolher a sua forma de tributação.

As diferenças entre as espécies de tributação

Se os serviços forem prestados por pessoas jurídicas, a forma de tributação será diferente, conforme as características das empresas. Elas podem ser tributadas por:

Confira como funciona cada um desses modelos:

O Lucro Real

A tributação desse regime é calculada sobre o lucro líquido da empresa durante o seu exercício social (o seu período para elaboração das demonstrações contábeis).

Nessa modalidade, o lucro será a base de cálculo para apuração dos principais tributos empresariais:

Os valores a serem pagos podem aumentar ou diminuir conforme o resultado final. Caso a companhia tenha prejuízo, ela fica dispensada do pagamento destes tributos.

O Lucro Presumido

Em comparação ao sistema explicado anteriormente, esse proporciona certa tranquilidade nas obrigações acessórias.

A tributação é calculada sobre um valor estipulado por uma tabela legal, que é atualizada constantemente. A obrigação a ser paga varia de acordo com o ramo da atividade exercida pela empresa.

O IRPJ e a CSLL são calculados a partir de um montante presumido sobre o faturamento, independentemente do exercício ter sido lucrativo ou não.

O Simples Nacional

A burocracia é imensamente simplificada nesse regime, pois reúne 8 tributos em 1 único pagamento. Isso facilita todo o gerenciamento contábil da companhia, como também evita o acometimento de erros nos cálculos.

Para verificar a faixa de renda bruta da empresa, basta consultar a tabela do Simples Nacional, que também é atualizada periodicamente e publicada pelo governo.

Recomenda-se que o empreendedor estude essa modalidade, pois há uma grande quantidade de vantagens que é oferecida por ela.

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Essa não é uma categoria de tributação, mas sim uma espécie empresarial. A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) consiste em uma empresa constituída por apenas um indivíduo: o próprio empreendedor que a criou.

A Eireli permite que o patrimônio pessoal do empresário seja separado da companhia, ainda é possível escolher o regime tributário que mais agradá-lo. Essa modalidade de empresa é a mais recomendada para profissionais da saúde que trabalham em hospitais.

A emissão de nota fiscal em clínicas

A emissão da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) se tornou obrigatória para a maioria das corporações. Tal mudança trouxe benefícios tanto para empresas quanto para o governo, pois a modernização do procedimento acarretou a diminuição de custos, aumento da eficiência e controle nos processos fiscais.

Confira a lista de vantagens obtidas pelos particulares, sejam emitentes ou destinatários dos serviços:

A emissão de nota fiscal de serviço eletrônica

Comparando com o modo tradicional de emissão, o sistema eletrônico é muito mais prático e econômico, não é mesmo? Confira, abaixo, um guia de quais são os requisitos para adotar o sistema de NFS-e e passar a emiti-las:

Certificado digital

Primeiramente, para que os documentos tenham validade jurídica, é necessário possuir uma assinatura digital. Para isso, basta adquirir um certificado digital perante uma autoridade certificadora.

Tal tecnologia permite que a empresa autentique e autorize atos de uma forma completamente eletrônica.

Em algumas cidades, a emissão pode ser realizada sem o Certificado Digital, como uso do próprio sistema da prefeitura.

Autorização pela Prefeitura

Também é necessário realizar um credenciamento junto à Prefeitura (Secretaria Municipal de Fazenda) do município onde o empreendimento se localiza, que é a autorização para emissão das Notas Fiscais de Serviços. Este processo é realizado após a liberação do Alvará ou Cadastro Municipal do Contribuinte.

Caso sua empresa preste serviços fora do seu município, deve-se verificar a necessidade de cadastro de prestador nos destinos, outras cidades/estados (Cadastro CEPOM).

Preenchimento de Campos obrigatórios

Ao fazer uso de um software especializado na emissão de NFS-e, seja o disponibilizado pela Prefeitura ou não, alguns casos site, você se deparará com vários campos de preenchimento obrigatório. No espaço relacionado ao Prestador do Serviço, serão requisitados dados como:

Em seguida, será necessário prover diversas informações tomador dos serviços, seja pessoa física ou jurídica. Também há exigência de detalhar o serviço fornecido. Tais são informações consistem em:

Esse assunto não é tão complicado quanto parecia à 1ª vista, não é mesmo?

O conhecimento relacionado à legislação empresarial e à nota fiscal em clínicas traz vantagens enormes aos empreendedores, pois, ao saber a forma de tributação e como emitir notas fiscais eletrônicas, o empresário será capaz de tomar decisões que elevarão o faturamento do negócio de forma exponencial!

Quer saber mais sobre as modalidades empresariais? Então confira quais são as vantagens e as desvantagens de uma Eireli!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?