|

A vida financeira de um negócio é, obviamente, uma peça-chave para seu amadurecimento e crescimento. Nesse sentido, uma gestão financeira adequada tem papel fundamental em diversos setores de um negócio, desde a área de vendas até a formulação de estratégias de marketing.

Leia nosso post e entenda o que é gestão financeira!

[rock-convert-cta id=”7614″]

Gestão financeira: do que se trata?

A gestão financeira basicamente trata de tudo relacionado ao dinheiro, como os investimentos, lucros, empréstimos, despesas, financiamentos e o valor do patrimônio da empresa. Dessa forma, a gestão financeira tem como objetivo administrar essas atividades, mantendo um planejamento e controle sobre elas. Para isso, também é feita uma coleta de informações, que gera relatórios do desempenho do empreendimento.

Com a análise correta dos dados, torna-se possível saber quais são os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, além de tornar possível a otimização de uma série de serviços. Por isso, a gestão financeira é um ponto estratégico para conseguir o êxito de um negócio.

O que faz o gestor financeiro?

Como o nome já informa, o gestor financeiro toma conta dos investimentos e das demais finanças do negócio, ficando sob sua responsabilidade o planejamento de ações e a análise de resultados. É imprescindível que um bom gestor financeiro se mantenha informado sobre a economia, tanto brasileira quanto mundial, a fim de tomar as melhores decisões dentro de um nicho de mercado.

Não se esqueça: o objetivo do gestor financeiro profissional é ampliar os lucros de uma empresa. Como ele pode fazer isso se não souber onde, quando e como investir os seus recursos? Se optar por esse profissional, busque alguém que tenha boa experiência no mercado, que seja ágil e trabalhe bem em equipe.

Como ter uma boa gestão financeira?

O sonho de todo empresário é ver seu negócio crescer, não é verdade? Com algumas dicas, é possível melhorar a gestão financeira e o controle monetário do estabelecimento, o que permite o crescimento esperado. Veja quais são elas:

Estude mais sobre finanças

Estudar sobre o universo da gestão orçamentária é fundamental para melhorar a gestão de uma empresa. Não tenha medo de ler e aprender sobre a área financeira, pois é somente assim que você estará preparado para enfrentá-la.

Para ter uma boa gestão dentro de uma empresa, é necessário se manter atualizado quanto a questões econômicas e tendências do mercado, bem como ter um conhecimento teórico no setor.

Mantenha um controle mensal

Colete dados relevantes e mantenha um controle mensal daquelas informações. Assim, você saberá realmente quais são os hábitos orçamentários e as tendências econômicas da empresa, e poderá traçar planos para o futuro.

Aprenda a dividir suas despesas entre as necessárias, as eventuais e as irrelevantes. Dessa maneira, ficará bem mais simples enxugar seu orçamento para o próximo mês.

Planeje-se

O planejamento é essencial para a longa vida de uma empresa, nos mais diversos ramos. Por meio dele, é possível traçar estratégias que visem o aumento de lucro da empresa.

Após coletar os dados do local, chegou a hora de planejar quais serão os próximos passos. Estabeleça metas que possam ser alcançadas em relação aos gastos e lucros do negócio, e tente se manter o mais fiel possível a este orçamento.

Além disso, o ideal é que a empresa faça anualmente um planejamento para os próximos 5 anos. Dessa forma, será mais fácil decidir os caminhos e estratégias a serem tomadas tendo em vista aquele objetivo.

Tenha um plano tático

Com seu adequado planejamento em mãos, agora é preciso fazer um orçamento realista e que possibilite que a empresa alcance suas metas e objetivos corporativos. Qual é, então, a real situação de seu estabelecimento?

No plano tático, é preciso colocar em números as despesas e lucros da marca, examinando dados do passado e fazendo uma projeção do que esperar para o futuro. Com essas projeções em mãos, a equipe da empresa pode pensar a respeito de quais seriam os melhores investimentos e passos a serem tomados, tendo sempre em vista a rentabilidade de seu dinheiro.

Mantenha separada sua verba empresarial da pessoal

É comum que empresas de pequeno porte tenham suas verbas vinculadas a de seu proprietário. No entanto, esta atitude pode dar muita dor de cabeça na hora de melhorar a gestão de um negócio. Isso porque, dessa forma, acabam-se “maquiando” os reais dados financeiros da empresa. E isso altera consideravelmente os dados orçamentários coletados e, consequentemente, a análise da gestão.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia veio para ficar, não é verdade? Hoje em dia existem vários softwares e aplicativos disponíveis que ajudam na melhor gestão financeira de um negócio.

Com isso, você ganhará tempo na coleta de informações, além de conseguir boa produção de relatórios automaticamente — que serão posteriormente analisados.

Quais as vantagens de uma boa gestão financeira?

A boa gestão financeira traz inúmeros benefícios para um negócio. O controle orçamentário e o planejamento financeiro são muito importantes para a saúde monetária de um lugar.

Controle de gastos

Fazendo uma coleta de dados precisa sobre tudo aquilo que a empresa gasta e recebe, fica muito mais simples controlar despesas desnecessárias. Use o planejamento financeiro para cortar de vez estes gastos e, assim, ampliar o lucro da empresa!

Planejamento de vendas

Como saber quando é a hora de fazer uma promoção? Ou qual o valor a ser cobrado em determinado produto? Com uma boa gestão financeira, é possível traçar estratégias claras para uma empresa, que será revertido em lucro.

Controle de estoque

É extremamente necessário ter um bom controle de estoque dentro de um negócio. Caso contrário, é muito fácil que produtos sejam extraviados ou perdidos ao longo do caminho.

Uma gestão financeira eficaz mantém registros adequados de produtos em estoque, além do número de vendas em determinado período. Assim, ainda é possível prever qual será a demanda para os próximos meses, e evitar remessas desnecessárias da mercadoria.

Hoje, é difícil pensar em uma empresa de sucesso que não tenha uma boa gestão financeira. Não ter uma boa gestão, ou ter uma gestão pouco eficiente, acarretará em diversos problemas para o negócio: faltas de registros que geram descontrole de gastos, desconhecimento do valor da empresa e custos desnecessários. Dessa forma, uma má gestão pode ser fatal para a vida de uma companhia.

Mas a gestão financeira não precisa ser tão complicada, não é verdade? Com as dicas desse texto, fica muito mais fácil planejá-la e implementá-la em sua empresa! Deixe um comentário aqui contando como é a gestão orçamentária de seu negócio.

[rock-convert-cta id=”7612″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?