|

O capital social é um dos ativos mais relevantes de um empreendimento, visto que mostra o quanto foi investido em sua abertura, que será o valor real da empresa nos seus primeiros passos. Em outras palavras, trata-se de uma informação importantíssima para o registro do negócio.

Um dos grandes desafios do empreendedor é entender ao certo o conceito em questão, pois, ele ajudará a definir esse ativo com muito mais eficiência. Sabemos que, naturalmente, muitas dúvidas surgem nesse momento  principalmente na decisão do quanto será o investimento inicial.

Tendo em vista esse cenário, preparamos este post para que você possa entender, de fato, o que é capital social e como lidar com seu processo de definição. Ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando a leitura conosco!

O que é capital social?

De forma bem direta, podemos definir o capital social como o valor que um ou mais sócios estabelecem para abrir as suas respectivas empresas. Obviamente que essa definição não é simplesmente um número aleatório, ela precisa ter como base a quantidade monetária que realmente foi investida.

Basicamente, ela representa o montante necessário para que as operações da empresa possam iniciar desde a sua fundação, levando em conta todo o tempo em que o negócio terá que funcionar sem necessariamente gerar lucro — ou seja, será preciso contar com um certo capital de giro para se sustentar nos primeiros meses de vida.

Qual é a importância do capital social?

Lendo a definição acima, você já deve imaginar a importância desse componente para uma empresa, sobretudo nesse momento tão importante que é a sua abertura e o início das suas operações.

Podemos, inclusive, ir além dizendo que o capital social de uma empresa se configura como uma garantia para os trabalhadores, investidores e até para os próprios sócios do negócio, mostrando que há uma certa tranquilidade financeira para começar a todo vapor.

O investimento também mostra o quanto a empresa possui de capacidade financeira para se manter de pé no curto, médio e longo prazo, algo que ajuda nas suas ações de futuro.

Outro ponto importante é que o capital social ajuda a definir qual será o percentual de direito que cada sócio terá sobre o negócio.

Como definir qual será o capital social da empresa?

Uma empresa, obviamente, nasce sem dar lucros, com apenas o dinheiro destinado pelos seus sócios  que é justamente o capital social, o tema deste conteúdo. No entanto, é muito comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre como definir essa questão para, finalmente, começar o seu empreendimento.

Isso também não é para menos: podemos dizer que ter uma estratégia estabelecida é fundamental para que essa etapa importante saia em sua perfeição, evitando correr o risco de o capital social ser definido de forma errônea.

Já adiantamos que o grande segredo é buscar entender alguns pontos básicos necessários para começar basicamente do 0:

Para que essa decisão seja a mais tranquila possível, sugerimos fazer uma reunião de sócios para definir tudo isso em conjunto, bem como apontar qual será o valor destinado para cobrir esses gastos pelo tempo necessário até que a empresa comece a gerar lucro.

Como formalizar o capital social?

Tomada a decisão de qual será o valor do capital social, é preciso formalizá-lo. O procedimento é relativamente simples: basta discriminar por escrito, no contrato social, a quantia e a natureza de doação dos recursos doados por cada um dos sócios.

Para quem não sabe, o contrato social nada mais é do que um dos principais documentos empresariais, representando a certidão de nascimento de uma empresa e contendo todas as informações básicas do negócio.

Saiba que a disponibilização de capital pode ser destinada tanto como dinheiro em espécie quanto em bens materiais dos sócios.

É possível alterar o capital social de uma empresa?

Sim, é totalmente possível alterar o capital social de uma empresa. A partir do momento em que o negócio decide realizar uma mudança do seu capital social, poderá entrar com o procedimento na junta comercial da sua cidade, independentemente se a sua intenção é aumentar ou diminuir o valor.

Para aumentar, o procedimento de alteração é bem mais fácil: basta pagar a taxa correspondente. Já para reduzir, o processo é um pouco mais complicado, pois, é necessário seguir os seguintes requisitos para dar andamento à solicitação: 

Após isso, será preciso aguardar 90 dias. Caso não haja manifestações contrárias à mudança, a empresa poderá fazer a redução solicitada.

Existe ajuda profissional para definir o capital social?

Nos dias de hoje, os empreendedores não estão mais sozinhos nesse e em outros desafios relacionados à burocracia de abrir o seu próprio negócio. Eles podem contar com uma variedade de serviços extremamente eficientes para auxiliar nisso. 

O melhor de tudo é que esse auxílio pode vir com um custo bem abaixo do que o comum, personalizado da maneira que você precisa, mas sem perder a qualidade quando comparado com um serviço convencional.  A Contsimples é um exemplo de empresa que oferece esse tipo de serviço, atuando no meio online com ajuda da tecnologia.

No que diz respeito à definição do capital social, saiba que a empresa conta com uma equipe especializada no assunto, realizando um bom diagnóstico da sua realidade algo que ajudará no processo de tomada de decisão.

Agora que você já sabe o que é capital social, deu para perceber o quanto ele é importante para uma empresa, certo? Sendo assim, utilize todo o conteúdo acima para levar esse processo com bastante sabedoria, tudo para que sua empresa comece com o melhor cenário possível!

Quer saber como podemos ajudá-lo a definir o capital social da sua empresa? Então, não deixe de entrar em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?