A noção de cultura organizacional e seus efeitos têm ganhado mais visibilidade com o desenvolvimento de pesquisas de analistas da área de gestão financeira e estudos organizacionais. Isso mostra os benefícios em melhorias da empresa a partir de alguns elementos, como os costumes que lidam com princípios e normas importantes e os artefatos que acabam nos resultados das atividades de um negócio.
Melhorar a cultura da empresa traz diversas vantagens como, por exemplo, um ambiente mais agradável e receptivo. Toda organização segue procedimentos e tem certos parâmetros a serem seguidos junto às suas crenças, e é importante investir nisso para que os colaboradores e clientes se sintam parte de um todo!
São inúmeros os impactos negativos que a má cultura organizacional pode causar, internamente, e também externamente, no status dentro do mercado de trabalho e na visão dos clientes.
Para que você entenda melhor como a má cultura organizacional pode prejudicar seu negócio, nós vamos listar algumas ações comuns que afetam sua empresa. Acompanhe!
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O que é cultura organizacional?
Podemos conceituar a cultura organizacional como um agrupamento das seguintes características:
- Valores;
- Crenças;
- Costumes;
- Ritos;
- Cerimônias.
Esse conjunto de elementos e atitudes, aplicado simultaneamente por todos os membros envolvidos na organização, é que faz com que o negócio, seja ele pequeno, seja ele grande, tenha uma cultura organizacional única, que coincide com a personalidade da sua empresa.
Quais são os impactos da má cultura organizacional?
Interferência no status do mercado
A cultura organizacional é algo que causa impacto em vários setores, sejam eles internos, dentro da empresa, sejam eles externos, no status da companhia perante o mercado e aos clientes atuais e futuros.
Hoje em dia, a maioria dos clientes costuma investigar a cultura organizacional do negócio, com o objetivo de verificar se a companhia dispõe de alguns valores relevantes, como:
- Não utilizar de mão de obra escrava;
- Responsabilidade ambiental;
- Relacionamento harmônico e respeitoso como todos colaboradores.
Esses e outros aspectos refletem na imagem da corporação perante o mercado. Por isso, é fundamental que o empresário tenha atenção a todos os segmentos da cultura organizacional, visto que são fatores determinantes para os consumidores.
Falta de inovação
O mercado atual é desafiador para empresas de todos os portes. A alta competitividade e o espaço cada vez mais disputado exigem que todo negócio desenvolva formas de se destacar para manter o crescimento e a segurança empresarial, certo?
Com o avanço da tecnologia é comum que algumas atividades fiquem ultrapassadas. Por isso, é fundamental buscar inovações para alavancar os serviços e produtos que sua empresa oferece.
Prejuízos ao atendimento
Dentro da cultura organizacional podemos determinar a gestão de relacionamento com os clientes. A instituição pode estabelecer que todos os consumidores sejam atendidos da mesma maneira, ou estruturar de acordo com o segmento de cada um.
Embora o atendimento padrão valorize todos os seus consumidores, a segunda opção oferece apreço e fidelidades. Os clientes se sentem prestigiados e parte do todo, logo, essa estratégia engrandece sua empresa e evita qualquer tipo de problema e prejuízos devido ao atendimento.
Lembramos que, atualmente, a grande massa busca muito mais que simples produtos. Os consumidores, em sua maioria, estão à procura de ideias e estilos de vida, por isso esses e outros aspectos são de, extrema importância para a grande maioria.
Se você gostou das dicas sobre cultura organizacional e deseja aprimorar seus conhecimentos na área, leia também o nosso post que explica como utilizar o whatsapp marketing para vender mais.
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