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A noção de cultura organizacional e seus efeitos têm ganhado mais visibilidade com o desenvolvimento de pesquisas de analistas da área de gestão financeira e estudos organizacionais. Isso mostra os benefícios em melhorias da empresa a partir de alguns elementos, como os costumes que lidam com princípios e normas importantes e os artefatos que acabam nos resultados das atividades de um negócio.

Melhorar a cultura da empresa traz diversas vantagens como, por exemplo, um ambiente mais agradável e receptivo. Toda organização segue procedimentos e tem certos parâmetros a serem seguidos junto às suas crenças, e é importante investir nisso para que os colaboradores e clientes se sintam parte de um todo!

São inúmeros os impactos negativos que a má cultura organizacional pode causar, internamente, e também externamente, no status dentro do mercado de trabalho e na visão dos clientes.

Para que você entenda melhor como a má cultura organizacional pode prejudicar seu negócio, nós vamos listar algumas ações comuns que afetam sua empresa. Acompanhe!

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O que é cultura organizacional?

Podemos conceituar a cultura organizacional como um agrupamento das seguintes características:

Esse conjunto de elementos e atitudes, aplicado simultaneamente por todos os membros envolvidos na organização, é que faz com que o negócio, seja ele pequeno, seja ele grande, tenha uma cultura organizacional única, que coincide com a personalidade da sua empresa.

Quais são os impactos da má cultura organizacional?

Interferência no status do mercado

A cultura organizacional é algo que causa impacto em vários setores, sejam eles internos, dentro da empresa, sejam eles externos, no status da companhia perante o mercado e aos clientes atuais e futuros.

Hoje em dia, a maioria dos clientes costuma investigar a cultura organizacional do negócio, com o objetivo de verificar se a companhia dispõe de alguns valores relevantes, como:

Esses e outros aspectos refletem na imagem da corporação perante o mercado. Por isso, é fundamental que o empresário tenha atenção a todos os segmentos da cultura organizacional, visto que são fatores determinantes para os consumidores.

Falta de inovação

O mercado atual é desafiador para empresas de todos os portes. A alta competitividade e o espaço cada vez mais disputado exigem que todo negócio desenvolva formas de se destacar para manter o crescimento e a segurança empresarial, certo?

Com o avanço da tecnologia é comum que algumas atividades fiquem ultrapassadas. Por isso, é fundamental buscar inovações para alavancar os serviços e produtos que sua empresa oferece.

Prejuízos ao atendimento

Dentro da cultura organizacional podemos determinar a gestão de relacionamento com os clientes. A instituição pode estabelecer que todos os consumidores sejam atendidos da mesma maneira, ou estruturar de acordo com o segmento de cada um.

Embora o atendimento padrão valorize todos os seus consumidores, a segunda opção oferece apreço e fidelidades. Os clientes se sentem prestigiados e parte do todo, logo, essa estratégia engrandece sua empresa e evita qualquer tipo de problema e prejuízos devido ao atendimento.

Lembramos que, atualmente, a grande massa busca muito mais que simples produtos. Os consumidores, em sua maioria, estão à procura de ideias e estilos de vida, por isso esses e outros aspectos são de, extrema importância para a grande maioria.

Se você gostou das dicas sobre cultura organizacional e deseja aprimorar seus conhecimentos na área, leia também o nosso post que explica como utilizar o whatsapp marketing para vender mais.

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