|

Se você costuma ter calafrios diante de questões técnicas relativas à gestão contábil de seu empreendimento, saiba que não está sozinho. Muitos empreendedores perdem o sono diante da necessidade de lidar com um tema tão complexo, e ao mesmo tempo significativo para o sucesso do negócio.

Assim, para que a gestão contábil aconteça de maneira eficiente, nada melhor do que considerar algumas dicas que costumam dar certo em grandes organizações. Pensando nisso, preparamos este texto com algumas dicas que podem ajudar você a fazer a diferença no seu negócio por meio de um bom relacionamento com a questão contábil.

Vamos lá.

1. Documente rotinas

Imagine a seguinte situação: você está diante de uma reunião importantíssima, envolvendo o principal cliente de sua empresa, e não consegue encontrar um documento que sabe que passou por suas mãos. Então você mobiliza toda a equipe, vasculha pasta por pasta dos computadores e nada. O documento simplesmente sumiu. Uma imensa dor de cabeça e a culpa foi da desorganização.

Tudo o que diz respeito à questão fiscal de uma empresa precisa ser devidamente organizado. Até mesmo porque o ritmo do dia a dia é bastante corrido e quando a necessidade surge, se você não estiver com os documentos em mãos, sua vida se tornará um caos.

Elementos como informações de clientes, escriturações, relatórios contábeis, entre outros, precisam ser muito bem administrados.

Assim, o ideal é ter uma política de documentação das rotinas contábeis. Neste caso, é preciso contar com uma ferramenta de gestão de tarefas, já que ela torna possível agendar compromissos, criar lembretes, arquivar documentos digitais, entre outros.

[rock-convert-cta id=”7618″]

2. Mantenha-se sempre atualizado

Da mesma forma, nada pode ser pior para a credibilidade de sua equipe do que não saber lidar com um determinado recurso ou esclarecer seus clientes sobre determinada informação relevante. Além de comprometer seus funcionários, isso pode prejudicar o escritório como um todo, pois certamente este será um bom motivo para que o cliente procure por outros serviços mais qualificados.

Com as constantes alterações na legislação e os novos recursos tecnológicos que surgem, é inevitável ter preparo para as novidades. Sendo assim, a atualização da equipe é fundamental, tanto para lidar com as inovações de maneira qualificada, quanto para transmitir a segurança necessária para os clientes – diante das peculiaridades do serviço.

3. Use softwares de gestão contábil

Cada vez mais a automatização das rotinas tem feito a diferença nos empreendimentos. Aquela pilha de documentos, com milhares de papéis – muitas vezes acumulados em salas inteiras dos escritórios – dá espaço para arquivos que funcionam dentro de um sistema totalmente informatizado.

Por isso, até mesmo para facilitar o trabalho dos escritórios, é preciso contar com softwares de gestão qualificados. Com eles, é possível integrar os processos, estabelecer um fluxo de informações constante e eficazes, além de aperfeiçoar o trabalho da equipe. Trata-se de algo que é muito mais do que tendência, e sim obrigatoriedade nos dias de hoje.

A cada dia que passa, novas soluções são apresentadas nesse sentido e isso deve ser acompanhado de perto para que seu negócio não fique no passado enquanto a concorrência avança.

4. Comece a trabalhar na nuvem

Como estabelecer uma relação mais próxima da sua equipe com os clientes e colaboradores? Um dos grandes diferenciais que empreendimentos bem-sucedidos apresentam, é conseguir manter um contato em tempo real – mesmo à distância – para assim gerar economia ao lidar melhor com a questão do tempo.

Problemas que podem ser resolvidos imediatamente, dispensam o agendamento de reuniões e o desgaste comum desse tipo de situação, além de manter os funcionários sempre presentes na empresa para qualquer eventualidade.

Assim, o uso de recursos que se sustentam na nuvem e permitem a colaboração integrada, são excelentes, tanto para automatizar as rotinas, quanto para agilizar a troca de informações de maneira virtual. Experimente esses ganhos em eficiência e, consequentemente, qualidade para seus serviços.

5. Delegue tarefas

Essa dica é muito importante para gestores de primeira viagem: quando você centraliza todas as ações da empresa na sua figura, a tendência é que as coisas não funcionem tão bem. O ideal é dividir para conquistar, pois quando você delega tarefas, você cria uma situação que exige mais de sua equipe e, assim, permite que você se concentre em ações mais estratégicas.

Da mesma forma, delegar tarefas ajuda a não criar sobrecarga em um único indivíduo, o que pode ser significativo para evitar erros e desperdícios.

6. Qualifique sua equipe

Sem bons colaboradores, nenhum empreendimento pode chegar muito longe. O modo de se relacionar com clientes, a maneira de executar tarefas, a postura diante de problemas. Tudo isso pode ser aperfeiçoado de maneira que o trabalho de toda a equipe seja uniforme e eficiente.

Um aspecto importante que deve ser trabalhado é a motivação. Sem ela nem o funcionário mais esforçado pode chegar longe, portanto, não deixe de engajar as pessoas. Isso pode ser feito a partir de uma atuação firme do gestor, no sentido de se fazer presente nos diferentes setores da empresa, cobrando disciplina e comprometimento.

7. Terceirize os serviços contábeis

Terceirizar a área contábil de sua empresa pode ser a solução para lidar com as exigências.

Muitas vezes, mesmo líderes de grandes empreendimentos percebem que não tem recursos para cobrir a imensa demanda que os serviços contábeis exigem no dia a dia. Por isso, uma dica especial é procurar pelos serviços de profissionais especializados para lidar com esse tema e investir nisso.

Um dos benefícios imediatos que a terceirização traz, é a possibilidade de você, como gestor, concentrar-se naquilo que realmente entende, garantindo maior eficiência e, consequentemente, melhores resultados no seu empreendimento.

Gestão contábil: saiba otimizar e colher frutos

Essa última dica é fundamental para que seu empreendimento tenha plenas condições de se desenvolver e transformar num grande negócio: eficiência na gestão contábil. Para tanto, é possível adotar uma série de medidas que, uma vez colocadas em prática de maneira correta, permitem que o administrador vislumbre um futuro promissor.

Procure sempre trabalhar com profissionais qualificados e capazes de oferecer o melhor para seu empreendimento.

Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas. Não perca tempo!

[rock-convert-cta id=”7618″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?