|

Não é porque você tem uma empresa MEI, do menor porte existente e com obrigações simplificadas, que não precisa se preocupar com gestão financeira. A organização das finanças é ponto crucial para sobrevivência e crescimento de um negócio, e a falta dela é a causa de muitos fechamentos precoces de empresas no país.

Portanto, você precisa ter muito cuidado com os valores movimentados no dia a dia do empreendimento e também nos previstos para curto e longo prazos.

Para ajudar você a organizar as finanças do seu MEI, mostraremos quatro ações que o ajudarão a ter mais segurança financeira para poder ampliar seu negócio. Confira!

[rock-convert-cta id=”7614″]

Fazer um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das melhores ferramentas de organização e controle financeiro para qualquer negócio. O relatório registra todas as entradas e saídas de valores e calcula o saldo final do período, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

Então, o empreendedor acompanha toda a movimentação financeira detalhadamente e consegue analisar melhor as despesas, o faturamento e a relação entre eles. Além disso, é interessante fazer um fluxo de caixa projetado, no qual são lançados gastos e ganhos futuros para saber previamente como estarão as finanças mais à frente.

Calcular o capital de giro

Como o capital é fundamental para o negócio se manter, sempre deve ser calculado.

Para o curto prazo, como a semana atual ou o mês, os seguintes fatores precisam ser analisados:

Depois de somar o saldo do caixa e as entradas, basta subtrair as saídas previstas e ver qual é o capital e giro disponível para o período. O cálculo dá segurança para a empresa MEI e ajuda o empreendedor a tomar atitudes antecipadas se a previsão não for positiva.

Não misturar contas pessoais e empresariais

Não é porque você tem um MEI que deve manter contas únicas de pessoa física e pessoa jurídica. A empresa tem suas próprias despesas, assim como faturamento próprio. Enquanto isso, as contas pessoais são apenas do empreendedor.

Por isso, elas devem ser separadas, e as despesas pessoais pagas apenas com dinheiro que o microempreendedor tira da empresa para si, como remuneração.

Misturar as contas tende a desorganizar as finanças completamente e acaba gerando problemas, como inadimplência e falta de capital de giro para o negócio funcionar.

Contar com um sistema online

Um sistema online para uma empresa MEI evita que toda a sua gestão financeira tenha de ser feita manualmente e usando relatórios que podem se perder ou ficarem desorganizados.

Por exemplo, o sistema disponibilizado por um escritório de contabilidade para MEIs pode oferecer funcionalidades como lançamento de fluxo de caixa, digitalização de documentos e emissão de notas fiscais.

Dessa forma, além de organizar as finanças, o negócio também organiza as demais movimentações que fazem parte da burocracia e do dia a dia administrativo de um empreendimento.

Nesse momento, ao contar com o sistema, a empresa MEI também pode aproveitar o auxílio especializado do escritório de contabilidade, tanto para organizar as finanças quanto para tratar de outros assuntos que necessitam de expertise, como de documentos burocráticos da empresa.

Então, se você quer poder contar com auxílio e com um sistema para simplificar a organização e a gestão do negócio, entre em contato conosco e saiba como nós e a nossa plataforma podemos fazer a diferença no seu negócio.

[rock-convert-cta id=”7614″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?