No dia a dia de uma empresa, definir o preço correto de suas prestações é essencial para o perfeito funcionamento do negócio e para sua saúde financeira. Nesse cenário, a contabilidade de custos é uma excelente ferramenta para auxiliar na precificação de serviços e produtos de seu empreendimento.
Por meio dos dados oferecidos pela contabilidade de custos, é possível analisar com mais cuidado os elementos que compõem a precificação dos serviços ofertados pela empresa, garantindo que eles estejam de acordo com a realidade do negócio.
Explicamos, agora, o papel da contabilidade de custos na precificação de serviços e como usá-la para definir os preços praticados pela empresa. Confira!
O papel da contabilidade de custos na precificação de serviços
É possível afirmar que a contabilidade de custos tem dois papéis fundamentais: auxiliar o controle de custos e ajudar na tomada de decisões dentro de um negócio. Ela se destina a produzir informações importantes sobre valores para os diversos níveis gerenciais de uma empresa, avaliando questões de estoque, custos fixos e variáveis, demanda, dentre outros aspectos.
Por sua relação com o controle e a análise desses fatores, a contabilidade de custos passou a ser forte aliada na precificação de serviços, especialmente por análises, como a margem de contribuição, o markup e a pesquisa de preços, que explicaremos logo abaixo.
A forma de uso da contabilidade de custos para precificar serviços
Explicaremos agora alguns dos elementos da contabilidade de custos que influenciam diretamente na precificação de serviços e que podem ser utilizados por sua empresa. Confira!
Margem de contribuição
A técnica de avaliação conhecida por margem de contribuição consiste no cálculo de quanto “sobra” do valor de venda, depois de descontados os custos e despesas variáveis, sendo possível, por meio dela, definir qual o ganho que se deseja obter por serviço prestado.
Com esse cálculo, também é possível definir se determinada margem está grande ou pequena para determinado serviço, sendo viável ajustá-la em situações estratégicas.
Markup
O markup é outra técnica de avaliação de preços para serviços e produtos, que consiste em definir o valor que cobre as despesas, mas que também oferece lucro. Por meio da estimativa realizada, é possível definir qual será o lucro obtido com a análise dos custos e do valor que se deseja obter por cada serviço.
Pesquisa de preços
A pesquisa de preços consiste em realizar um levantamento dos valores cobrados pela concorrência para serviços similares aos oferecidos por sua empresa, visando a entender qual o padrão de mercado. No entanto, é importante ficar atento ao fato de que nem sempre adotar o menor valor perante a concorrência é a estratégia mais sensata, pois os custos de operação e mesmo a estratégia do concorrente podem ser distintos dos da sua empresa.
Como é possível perceber, a contabilidade de custos auxilia diretamente na tomada de decisões, sendo uma ferramenta importante para a precificação de serviços oferecidos pela empresa. Tendo em vista a importância da definição correta dos custos para a formação do preço a ser cobrado e a necessidade de cobrar corretamente pelos serviços, é possível afirmar que a contabilidade é parceira essencial para obter bons resultados.
Pela Contadora Patrícia Caldas, com experiencia de mais de 20 anos no mercado e pós graduada em finanças e gestão corporativa, Patrícia hoje divide seu tempo em ajudar o desenvolvimento das pequenas empresas em todo o pais, ler bons livros e a viajar e curtir com a família por ai.