Blog

Certificado digital: entenda mais sobre o assunto

Para que qualquer empreendedor tenha sucesso ao longo do seu caminho, é preciso contar com as ferramentas certas. Uma delas é o certificado digital, um recurso muito importante para poder realizar transações na internet de forma segura, trazendo tranquilidade para as suas ações no ambiente online.

O fato é que apesar da internet ter facilitado o acesso à informação para todos, também demonstrou ser um ambiente muito vulnerável, principalmente para as empresas que precisam realizar operações que envolvem dados sigilosos.

A solução para essa questão está no certificado digital. Para que seja possível entender melhor sobre essa ferramenta, preparamos este conteúdo exclusivo para você. Confira!

5 dicas para organizar a vida financeira da minha empresa

O que é o Certificado digital?

O Certificado Digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que assume o papel de uma assinatura digital, garantindo proteção às transações eletrônicas feitas pela internet, sendo que, com ele, há também validade jurídica.

Na prática, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá se identificar e assinar digitalmente documentos em qualquer lugar do mundo, tornando esse processo ágil e seguro. Essa tecnologia nasceu para trazer confiabilidade, autenticidade e integridade a essas transações eletrônicas.

Para que serve o Certificado Digital?

O Certificado Digital existe justamente para possibilitar que transações sejam feitas de forma online, evitando que se perca tempo com essas ações. Tudo isso, com uma boa dose de simplicidade e segurança.

Na prática, quase todas as atividades burocráticas de uma empresa podem ser feitas utilizando esse recurso, tal como assinatura de documentos, realização de transações bancárias e envio de declarações empresariais. Ou seja, tudo que envolve o reconhecimento de firma em cartório pode ser substituído pela certificação digital.

Quais as vantagens do Certificado Digital?

Dentre os principais benefícios que essa ferramenta pode trazer para as empresas, destacamos a garantia da validade jurídica de documentos eletrônicos, algo muito importante e requisitado nos dias de hoje.

Além disso, há uma certa facilidade em desburocratizar os processos que dependem de reconhecimento de firma, pois sabemos que isso ajuda a “travar” qualquer procedimento. Sem contar a economia de tempo, visto que tudo pode ser feito pela internet.

Quem precisa de um Certificado Digital?

Basicamente, qualquer pessoa ou empresa que deseja realizar uma determinada atividade em ambiente online precisará de um certificado digital para que essa ação ocorra de maneira segura e autenticada.

No caso dos negócios, essa ferramenta é obrigatória para todas as empresas que emitem nota fiscal eletrônica, bem como para as que estão inscritas no Lucro Real ou Lucro Presumido. Já as que estão inscritas no Simples, não precisam atender a essa exigência.

Quais são os tipos de Certificado Digital?

Podemos dizer que existem 2 tipos de Certificado Digital: o e-CNPJ e o e-CPF. O primeiro funciona como um CNPJ online e tem como objetivo possibilitar a emissão de NF-e, bem como a transmissão da escritura fiscal digital.

Já o e-CPF atua de forma semelhante ao e-CNPJ, mas no universo das pessoas físicas que precisam entregar declarações de renda e outros documentos que exigem uma assinatura digital no geral.

Como obter um Certificado Digital?

Por fim, trazemos aqui que o certificado digital precisa ser solicitado por meio de uma Autoridade Certificadora (AC) que seja regulamentada pelo ICP-Brasil (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Após isso, será preciso comparecer a uma Autoridade de Registro (AR) para validar o pedido. Saiba que esse processo é fiscalizado rigorosamente, sendo necessária a comprovação de documentos.

Caso o Certificado Digital seja do tipo A1, serão entregues orientações para fazer download do arquivo no seu computador, bem como as informações sobre o suporte técnico. Caso seja o A3, o cliente receberá um dispositivo (um token).

Deu para entender que o Certificado Digital é algo imprescindível para as empresas, certo? Então, não perca tempo e procure incluí-lo na sua rotina o quanto antes.

Gostou do artigo? Então, o que  você acha de compartilhar este post com os seus amigos das redes sociais?

5 dicas para organizar a vida financeira da minha empresa

2011 - 2019 © Contsimples Contabilidade Online