|

O mundo das startups é inovador por si só. Afinal, a maioria das empresas que funciona com base nesse modelo tem como grande proposta resolver velhos problemas de maneira diferente e efetiva. Então, por que não sanar também as suas próprias demandas empresariais da mesma forma? Você sabia que existe o serviço de contabilidade online?

O fato é que, assim como qualquer outra empresa, uma startup precisa contar com um serviço contábil, visto que precisará prestar contas sobre isso. Destacamos também que esse tema dificilmente será a especialidade da empresa em questão, por isso é melhor terceirizar para evitar perder tempo e otimizar a sua gestão.

Preparamos este conteúdo falando sobre os benefícios da contabilidade online para startups. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é a contabilidade online?

Antes de mais nada, é preciso que você entenda o que é a contabilidade online. Podemos dizer que se trata da prestação de serviços contábeis por meio de ferramentas que estão no meio online ou digital. Exemplos dessas ferramentas são sites, aplicativos, plataformas, entre outros.

Na prática, esses recursos facilitam o envio e o recebimento de documentos contábeis pela internet, bem como outros ativos que são necessários para que o serviço de contabilidade seja aplicado da mesma maneira que é feito no mundo offline. Além disso, muitas plataformas oferecem recursos que apoiam a gestão da empresa e sua tomada de decisão.

No geral, as empresas que oferecem esse serviço de contabilidade online disponibilizam diversas possibilidades de pacotes que podem ser contratados mensalmente, sendo que a ideia é que esses se apliquem nos mais diferentes tipos de realidade dos clientes.

Quais são os benefícios gerados pela contabilidade online?

Agora que você já sabe mais sobre a contabilidade online em si, vamos listar os benefícios que esse tipo de serviço pode gerar para a sua startup. Confira!

1. Preço acessível

O primeiro item dessa lista está no preço acessível que um serviço de contabilidade online oferece. Afinal, nesse cenário os serviços são automatizados dentro de uma estrutura enxuta, o que ajuda a baratear muito as coisas.

Ou seja, quando comparamos ao custo da contratação de um profissional dedicado, seja ele terceirizado ou não, percebe-se que é algo bem mais barato. Sabemos que a estrutura de uma startup não permite gastos muito exuberantes, por isso, contratar o serviço de contabilidade online se encaixa perfeitamente nesse cenário.

2. Mais praticidade no dia a dia

Com um serviço de contabilidade online também é possível ter mais praticidade no dia a dia, principalmente quando é preciso ter dados referente à contabilidade, tal como a emissão de um relatório financeiro ou uma análise qualquer que esteja relacionada a essa questão.

Na prática, em vez de enviar uma solicitação ao contador com uma certa antecedência, é possível consultá-la na própria plataforma ou no site do serviço. Simples, não?

Pode parecer bobagem, mas imagine as situações em que é preciso desse recurso urgentemente, tal como uma reunião de última hora. É nesses momentos que notamos a importância da contabilidade online.

3. Disponibilização de profissionais capacitados

Saiba que por mais que o serviço seja oferecido com um preço mais em conta, os profissionais por trás deles são capacitados para fazer suas funções de forma eficiente. A contabilidade online atende à exigência de que os contadores precisam ter cadastro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Sendo assim, é possível ter mais tranquilidade nessa questão. Afinal, a possibilidade de colocar a contabilidade da sua empresa nas mãos de alguém despreparado é praticamente nula.

4. Mais segurança da informação

Não é novidade para ninguém que as informações contábeis e financeiras de uma empresa são importantes e precisam estar seguras. Afinal, qualquer vazamento pode comprometer a sua existência de alguma maneira.

Com o serviço de contabilidade online a segurança é uma realidade, pois as plataformas oferecidas têm como requisito a questão de lidar com os dados do cliente de maneira sigilosa e que somente ele poderá acessá-los.

Quando analisamos o cenário de uma startup, essa questão se encaixa muito bem, pelo motivo de ser ideal ter um certo cuidado com o sigilo das informações.

5. Auxílio na tomada de decisão

Um papel importante que a contabilidade tem e que muitos empreendedores desconhecem é o de gerar dados que auxiliam na tomada de decisão do negócio. Saiba que com um serviço de contabilidade online que utiliza uma boa plataforma de gestão fica muito mais simples analisar dados e ter insights que possam gerar muito valor para o negócio.

Hoje isso é essencial, pois o mercado exige que haja essa análise maior antes de dar qualquer passo. Caso contrário, a empresa poderá perder competitividade e o seu espaço no mercado.

6. Mais independência

A rotina de um empreendedor ou gestor de uma startup é muito corrida, sendo preciso lidar com diversos assuntos e com muitas responsabilidade. Dessa forma, é excelente quando é possível terceirizar um serviço e não depender dele toda hora.

Com a contabilidade online isso é mais do que possível, pois tudo pode ser feito de forma ágil e com fácil acompanhamento. Ou seja, não será preciso ficar marcando diversas reuniões para saber o que está acontecendo nessa área.

7. Eficiência no cumprimento das obrigações legais

Como a contabilidade online trabalha com o controle dos processos de forma automatizada, podemos dizer que há uma grande eficiência no cumprimento das obrigações legais e entregas que precisam ser feitas.

Portanto, contratando esse serviço, os riscos de ocorrer um erro humano são mínimos, o que evita que os órgãos superiores cobrem multas por irregularidades, por exemplo — algo que pode manchar a reputação do negócio.

8. Mais tempo livre para se dedicar ao negócio

Optar pelo serviço de contabilidade online é lidar com a administração da empresa de forma inteligente, otimizando o tempo e ganhando produtividade sem precisar se preocupar com qualquer demanda que possa aparecer.

Isso tudo pode parecer apenas um detalhe, mas poupa bastante energia, principalmente do empreendedor, para que ele possa se dedicar às atividades que estão ao seu alcance e são determinantes para o crescimento do negócio.

9. Atendimento fácil e rápido

Por fim, listamos o quanto as plataformas de contabilidade online estão preparadas para atender os clientes, oferecendo diversos canais de comunicação — principalmente os que estão no meio digital.

Isso é um grande benefício, pois é muito melhor quando se pode resolver alguma dúvida ou problema de forma instantânea, sem precisar esperar muito tempo no telefone, por exemplo.

Gostou de conhecer melhor os detalhes do funcionamento do serviço de contabilidade online? Então saiba que a ContSimples oferece esse serviço, aplicando todos os conceitos da contabilidade de forma eficiente e competente.

Quer saber como a ContSimples pode ajudar a sua empresa? Então entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o formato da sua empresa?