a-importancia-da-contabilidade-para-pequenas-empresas-e-profissionais-liberais

A importância da contabilidade para pequenas empresas e profissionais liberais

Contar com um bom serviço de contabilidade é um passo importante que uma empresa precisa dar em direção ao sucesso. Isso diz respeito não apenas às grandes corporações, mas também a pequenas e médias empresas.

Um serviço de contabilidade qualificado aperfeiçoa a relação da companhia com os processos burocráticos de tal forma que é possível obter economia e evitar problemas legais. Além disso, o bom profissional de contabilidade pode atuar também como um consultor diante de novas possibilidades de investimento e auxiliar na estruturação do novo negócio de maneira ainda mais qualificada.

Por isso, saiba mais sobre a importância da contabilidade para pequenas empresas e profissionais liberais.

Importância da contabilidade

Profissionais que atuam em pequenas empresas precisam estar atentos a tudo aquilo que pode fazer a diferença em sua área de atuação. A contabilidade é um bom exemplo. Com ela, é possível garantir melhor gestão tributária para o negócio e ter acesso a informações que oferecem melhores condições para a tomada de decisões, algo fundamental para qualquer gestor.

Isso acontece porque o profissional contábil trabalha com a parte financeira da empresa, sendo assim, é ele quem tem as melhores condições para coletar, analisar e avaliar a viabilidade dos dados da organização dentro de diferentes cenários, podendo levar ao gestor as informações precisas para planejar os próximos passos, seja investindo em algum ativo ou então abrindo mão de um gasto desnecessário, por exemplo.

Pequenas empresas e profissionais liberais

Novos negócios precisam ser estruturados de maneira que seja viável o seu crescimento. Muitas vezes, o empreendimento começa a partir do talento inegável de alguém, mas não cresce por falta de planejamento.

Isso diz respeito ao estudo da questão tributária, que envolve todas as obrigações da empresa, além de um posicionamento de mercado preciso (em que são consideradas informações exatas a respeito da própria atividade exercida, do mercado em que essa empresa atua, bem como seus clientes, a concorrência e uma série de questões relevantes).

Além disso, problemas como a necessidade de se adotar os procedimentos adequados para a abertura da empresa, entre outros, costumam tirar o sono de jovens empreendedores, deixando clara a necessidade de ajuda especializada com esse tipo de procedimento.

Essas tarefas podem ser realizadas por equipes profissionais, capazes de oferecer o máximo de qualidade para o empreendimento a partir da terceirização dos serviços contábeis.

A terceirização como elemento fundamental para o crescimento das empresas

Contar com uma equipe especializada para fazer esse tipo de trabalho para sua empresa pode ser o grande diferencial para o seu crescimento.

Muitas vezes, novos empreendedores decidem tomar para si a responsabilidade sobre questões burocráticas. A justificativa seria econômica, uma vez que, desta forma, eles evitariam pagar por algo que eles próprios poderiam fazer.

Este erro pode levar à instabilidade do negócio e, muitas vezes, até mesmo à falência. Profissionais especializados estão capacitados para realizar atividades cotidianas que exigem grande dedicação, algo que não poderia ser feito por alguém sem a mesma formação e experiência profissional.

Entre essas atividades podemos citar:

Melhor entendimento da Legislação brasileira

As leis brasileiras não são conhecidas por facilitarem a vida dos empreendedores, principalmente os mais novos no mercado. Pelo contrário. São muitas informações, termos técnicos e, para piorar, as alterações acontecem constantemente, em função de diferentes fatores, o que exige por parte das empresas que tenham muita atenção às eventuais novidades que podem mudar sua relação com o Fisco.

Sem essa atenção, as empresas correm o risco de não se adaptarem às exigências e assim cometerem erros na prestação de contas, podendo sofrer sanções pesadas por parte do governo.

Portanto, é fundamental contar com profissionais conhecedores de nossa Legislação e capazes não apenas de entender as leis, mas também de interpretá-las adequadamente para lidar com elas em função da atividade exercida pela companhia, garantindo que a empresa esteja sempre em dia com as exigências legais.

Planejamento tributário

Este é um ponto fundamental. Sem um planejamento tributário, é altamente provável que a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, sofra com a incompatibilidade entre seu faturamento e a carga tributária, sofrendo assim enorme prejuízo financeiro.

Muitas vezes, sem que haja um planejamento adequado para lidar com essas questões, as empresas (principalmente as menores) acabam colocando-se em dificuldades financeiras.

Aqui temos um exemplo claro de que evitar pagar por um serviço contábil especializado representa não uma economia, mas sim um prejuízo, pois mesmo economizando num primeiro momento, em longo prazo, a empresa perderá dinheiro, seja com o pagamento de multas provenientes de atrasos em impostos (algumas delas são extremamente altas), seja com o gasto excessivo com tributos não planejados anteriormente.

É espantosa a quantidade de empreendimentos que pagam mais caro do que deveriam por não fazerem uma gestão adequada de tributos, algo que seria perfeitamente resolvido com um bom planejamento tributário desenvolvido por especialistas no assunto.

Auditoria contábil

Uma vez que você não conta com profissionais especializados e de repente se vê em dúvidas sobre determinadas ações que foram realizadas dentro de sua empresa, como imagina ser possível avaliar se houve algum problema?

Um serviço independente de auditoria contábil pode garantir que sua empresa esteja funcionando de maneira correta, considerando suas contas, as transações e os dados disponíveis. Tudo isso de maneira segura, visando ao melhor para o seu empreendimento.

Isso representa um investimento, pois a partir do momento em que a empresa pode contar com esse tipo de profissional, ela reduz os riscos e avança em direção ao sucesso.

Escolhendo um serviço de contabilidade

Para ter acesso a todos esses benefícios, não basta apenas procurar por um escritório de contabilidade mais próximo da sua casa. É preciso também considerar o que cada serviço pode oferecer.

Como visto nos tópicos anteriores, os profissionais que estarão ao lado de sua empresa precisam ser qualificados a ponto não somente de lidar com questões burocráticas relativas à nossa Legislação, como também conhecer o mercado a fim de oferecerem informações e orientações precisas a respeito de novos investimentos e boas práticas de gestão.

Uma solução viável e que tem crescido muito nos últimos anos é o serviço online. A ContSimples é um exemplo de empresa que oferece esse tipo de trabalho. Acesse nosso site e confira como podemos ajudá-lo a lidar adequadamente com tudo o que foi citado aqui. Não desconsidere a importância da contabilidade em sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo de qualidade!


Comentários:

×